sexta-feira, 17 de novembro de 2017

EIA - REVOLUÇÃO AGRÁRIA NO ALENTEJO!....

                                   video da reportagem:     http://www.rtp.pt/play/p2888/reforma-agraria


Um documentário histórico sobre a Revolução Agrária no Alentejo, de que é um retrato muito completo do que se passou e do que é UMA REVOLUÇÃO, nomeadamente, o 2º episódio, quanto à área,onde, pessoalmente  estive e de que dou testemunho. Área que se estende de Évora a Alcácer do Sal, passando por Montemor, Brotas,Ciborro, Escoural, Lavre, Cortiçadas do Lavre, Vendas Novas,Safira, Cabrela, Ganhas,Mora, Cabeção, Couço, Coruche, Pegões .

 EIA UMA REVOLUÇÃO, uma vera história contada pelos protagonistas.

Como militar participante neste processo , à altura um jovem tenente/capitão ( capitão em 75,tenente em 74) presto o meu louvor à Jornalista Margarida Metello, à sua equipa e a todos os jornalistas que a distinguiram, o que, os honra, bem como, a Joaquim Pedro com quem há dias , em Vendas Novas




                                                      REVIVENDO.

, evocamos estes acontecimentos- tão vivos-  que mudaram a vida e as vidas no Alentejo, e a minha homenagem em sentido e continência, como militar , com toque de finados e alvorada aos alentejanos que já partiram e estiveram nesta gesta e às suas vitimas Caravela, Casquinha e o filho de Veiga Teixeira, que vivendo em Coruche foi assassinado em Santarém e aos meus camaradas capitão Amílcar Rodrigues, Major Gil e Alferes Guerra. 

Nunca nos guiou o ódio contra ninguém, como o disse em Montemor ao meu camarada de armas Vacas de Carvalho, filho do latifundiário de Montemor Vacas de Carvalho.



Orgulho e honra foi estar no Meio de uma Revolução que mudou tudo, com erros das Revoluções, mas sem sangue. O atraso na regulamentação da lei da Reforma Agrária do Ministro Oliveira Baptista e outros factores conjunturais e estruturais não ajudaram as coisas no terreno.

O terreno é muito diferente do que contam os mestres da manipulação escrita. Os escribas são uns servos e inimigos da história feita pelo povo e os que o acompanham, onde, as coisas acontecem ,e, parecendo que não, é mesmo o terreno que é o palco dos factos..

Mas, não será estranho que só 40 anos depois e numa breve entrevista alguém me tenha perguntado alguma coisa sobre o que andei a fazer na Revolução Agrária, quando no Exército pós 25 de Novembro 75 encontraram matéria para me julgarem durante 6 anos no Conselho Superior de Disciplina do Exército, num processo com milhares de páginas, onde,  depuseram, entre outros, o General Ramalho Eanes,General Fabião, general Pezarat Correia, Coronel Sousa Teles, trabalhadores e latifundiários? Não será mesmo estranho?  Será que há  medo da história real que o povo alentejano de então conhece? Será que querem esquecer , apagar o glorioso papel do MFA na Revolução Agrária no Alentejo?

Papel de paz, como sempre o afirmou e de um modo incondicional o General Fabião.

Acresce sublinhar com todo o vigor que o Amílcar, o Guerra, o Major Gil já morreram, e os que estamos vivos, de todo este processo, para além das perseguições da direita protofascista, só recebemos a amizade de alguns e o esquecimento induzido de muitos,muitos, outros que muito beneficiam com o 25 de Abril: são poder e têm direitos.

andrade da silva, então, tenente/ capitão delegado do MFA eleito. 


Margarida Metello vai receber o galardão na categoria de televisão pelo documentário que fez sobre a Reforma Agrária no Alentejo, emitido na RTP2 em ...
RTP.PT

Sem comentários: