segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DERROTA AMERICANA NA SÍRIA : GUERRA OU FIM DA HEGEMONIA DOS EUA?


                           Allepo cidade mártir, 200 mil mortos???? uma cidade destruída, e o DAESH??? 





Militarmente, estrategicamente, politicamente, economicamente ( será um tiro quase de ogiva nuclear sobre o reinado do petrodolar ??) os EUA tiveram uma derrota estrondosa em Allepo/ Síria , que se consolida, se o DASEH não renascer ali perto e, já, e, também,  não se consolidará,  se Trump  se encontrar no dia dos Namorados com Putin, e combinarem, entre si,  a divisão do dote /herança do Mundo, do Cosmos, mais propriamente : Terra, Lua, Marte, Neptuno e  Sol, coisas todas, que entram no dote cósmico.

Se não falam desta derrota americana na Síria é só porque não convém  às partes, por razões de ordens diferentes, mas óbvias, uns por estultícia- os Russos ( nada de por em causa a real/virtual amizade com Trump), outros, por serem os derrotados, os EUA, mas é uma evidência  que a nível dos estudiosos militares está demonstrada e publicada. Pelo menos, antes do Russos conquistarem Allepo, era o que diziam, e não podem alterar o conceito estratégico, só porque os russos venceram , a alteração só poderia acontecer  se  os EUA negociarem  com os Russos parcerias, ou fizerem a guerra contra a Rússia e vencerem..

Todavia, os Russos não aniquilaram os membros da DAESH. Quando lá chegaram não havia DASEH, conforme, foi revelado no Instituto Universitário Militar,-IUM- em 9 de Fevereiro 2017 , ao coronel coordenador dos estudos estratégicos daquele instituto, por uma personagem, para ele, muito significativa, que acabava de aterrar em Portugal, vinda da Síria, e que, de imediato, ia ser apresentada ao Director do IUM, personagem que revelou este facto depois de uma questão que levantei àquele meu camarada, sobre a actualização que me parecia carecer o artigo publicado na obra, que fora apresentada, sobre a Síria - Estudos Estratégicos: da Estratégia do Planeamento Estratégico e da Conflitualidade, pg 555 a 572.(a) Mas na opinião do coordenador da obra, a visão exposta no texto mantinha-se actual, porque ninguém, ainda, teria derrotado o DAESH, logo, o  DAESH  pode mesmo renascer com força e ameaçador como actor importante naqueles cenários. Contudo,  mesmo que não haja nenhuma potencia vitoriosa, nestes entretantos, se estivéssemos nos tempos dos Clintons e Obamas, Bush a coisa estaria muito, muito, muito, preta, os Sauditas forçariam os americanos para um guerra muito pesada, mas, agora, o que fará Trump, o que fará a América dos interesses e amiga dos sauditas ???????

Certo, certo. é que neste momento a posição hegemónica anterior dos EUA e da Arábia estão seriamente ameaçadas , ou haverá partilha, ou guerra, ou um vencedor e um derrotado... Neste momento ganha a Rússia e o Irão. O que fará depois a Rússia ?????????

Mas os factos são o que são, Trump e Putin poderão aceitar dividir o Mundo, mas Trump tem como inimigo nº 1 a China( Trump deslocará o eixo das guerras para a Ásia? ) e quase no mesmo patamar o Irão. Todavia , China e Irão são amigos ( mas amigos, amigos, negócios à parte) não aliados da Rússia, como Putin defende. Restará   sempre saber quem é, e ao que vem Putin nesta nova situação, uns advogam que quer morta a União Europeia ????, e, também, Trump, quem é, e quem  está por detrás de Trump ? E que sorte cabe à Europa,, sendo que a extrema- direita europeia, como Marine le Pen , também gostam de Putin etc etc etc. ?????

Por tudo isto, e ainda com a grave crise europeia , a do capitalismo em geral e das democracias liberais que se tonaram em ditaduras de fascismo-financeiro a situação é muito ambígua para a Europa, o Mundo e as periferias -Portugal.

Logo...

A ordem internacional pode mesmo estar a mudar, sem nos apercebermos disso. Os do costume e demais gentes andam mais preocupados com o circo Trump, do que com a profundidade  do que pode estar a acontecer e, se isto, for assim, como alguns pessimistas -ovelhas tresmalhadas - dizem , é de uma gravidade extrema: A coisa TÀ PRETA!

Mas…

Descansai o teu partido, a tua igreja, o bom tempo português e a sardinha nos protegerão- também nem viriatos, nem asterix somos ,logo não contamos. como os nigerianos e outros … logo… Viva, o doce cantar da Cigarra e o voltear da Barata Tonta! Vivam! But…

COISAS!….

EIA:

Oh pessimistas calai-vos -HOSANA!

andrade da silva





BIBAM!

(a) o estudo em referência sobre a Síria   tem características sintéticas, apresenta  conclusões. ou seja, no caso do artigo o DAESH é um actor regional importante pelos factores que enumeram, não foi derrotado,a  Rússia não derrotou o DAESH  mas obteve um posição estratégica importante, a Rússia tem a Síria como país satélite e com o Irão  pode alterar o reino do petrodolar , a Rússia  pretende  competir pela  Hegemonia Mundial  com os EUA, restabelecer o seu poder global,reconstruir o poder militar russo,,dividir e enfraquecer a NATO  e a UE,.A Síria é o grande aliado da Rússia fora do espaço da ex-URSS, e para alcançar estes objectivos o pretexto do DAESH foi importante e de uma só vez liquidou  a oposição Síria,conquistou Aleppo com a total destruição da cidade, houve no conflito 200 mil mortos e o DASEH não foi derrotado,  Isto pode dar origem a tratados e a romances, mas estas  linhas contém o produto final que pode vir a alterar tudo, resta saber como  Putin e Trump ,  vão coexistir ou não, e como os EUA vão aceitar essa coexistência ,e  que futuro para  aliança dos EUA  com a NATO  e a Europa etc etc. ??? Logo estamos ao nível dos alertas do que dos planos para fazer frente a eventuais cenários..

Sem comentários: