terça-feira, 16 de agosto de 2016

O MUNDO É MESMO REDONDO, E RODA MESMO, E PULA?

                                           Ponta Gorda -àguas Calmas
Nota:
 "Uma lágrima pelas vitimas dos incêndios, ainda falarei depois de choradas as lágrimas agudas e outras coisas, e nesta aérea dos incêndios descobri que a minha casa dos primeiros anos na rua da queimada de baixo nº1, ( foto 3) ladeada a norte pela rua da queimada de cima, está construída em zona ardida num grande incêndio do Funchal, em 1513, repetido em 1919, 2010, 2012 e, finalmente, 2016.. falarei.... Uma lágrima pelas vitimas".


Numa ponta do mar, desta ilha, no complexo balnear da ponta gorda, (fotos 1 e 2)  ora, com águas calmas; ora, com águas agitadas, encontrei-me com Edgar Silva, e dei-me a conhecer como quem sou, e da luta que travei, chamando a atenção dos militantes do partido comunista e outros para que nunca abandonassem o seu camarada e um homem que representava e representa os valores de Abril e, para mim, na minha cultura de cidadão-militar de que não abdico, é um herói, pelo que fez pelas crianças pobres no Funchal, no tempo do Jardinismo, e pelas rupturas cruciais e fundamentais que fez na sua vida, do que só sabe quem por caminhos tão estreitos, armadilhados e pedregosos passou.

                                                  Ponta gorda águas agitadas

Falamos da nossa Madeira, dos incêndios, da prevenção pelo sistema de corta fogos que deveria separar nichos de floresta e, esta, da cidade etc. Falamos dos meios aéreos , da extinção da agricultura,que nos vitima e da requalificação urbana.
E, como o mundo é uma bola que roda e, por vezes, pula e avança, Edgar da Silva ainda é parente de um meu cunhado, e uma minha irmã é amiga de um seu irmão médico, profissão que é da minha irmã - Há dias assim.
Quanto ao PCP da Madeira que sabia, então?
Fui mandado para a Madeira, em 1976, com o rótulo de comunista, sem qualquer aval do PCP, mas na 1ª repartição do Estado Maior do Exército (EME) lá descobriram (????) indícios de tal ligação, que desconheço quais sejam. Só falou comigo, uma ou duas vezes, um dirigente de Évora do PCP, como tal identificado, Dinis Miranda, e já muito perto do 25 Novembro 75... coisas ...
Todavia, quando em Março de 1976 cá cheguei só ouvi falar de um militante do Partido Comunista, o Dr. Rui Nepumoceno, e quem falava de si, era o Brigadeiro Azeredo, que, de um modo estranho, nas reuniões de oficiais, a um mês de se aprovar a Constituição de 1976, dizia que o povo não tinha votado nem comunismo, nem socialismo e quiçá muito menos spinolismo. Contudo o Sr.Brigadeiro depois de repetidas vezes se afirmar como anti-marxista, também não sei porque carga de água, sempre o afirmava, declarava que, apesar de não concordar com a ideologia do Dr. Rui, era uma pessoa de palavra, com quem se poderia negociar, na certeza de que palavra dada, era palavra honrada, afirmação que face ao perfil militar do nosso brigadeiro, era o elogio máximo que um de nós, identificado com a ética militar, pode tecer a um nosso camarada ou outro cidadão,e,por maioria, de razão a um adversário: politico ou militar.
Depois de ouvir falar do Dr. Rui, tomei conhecimento, como todos os madeirenses, da actividade de Edgar Silva que acabo de conhecer pessoalmente, e, como madeirenses que somos, identificamo-nos no trato não afectado, nas preocupações da nossa terra (hoje com um problema resolvido o da colonia que em Abril/ Maio 75 o Brigadeiro Azeredo queria o meu concurso para o resolver. O general Fabião, Chefe do Estado Maior do Exército -CEME-, não me deixou vir, porque me considerava um elemento fundamental para a paz social no Alentejo- factos da história de Portugal recente de que ninguém sabe, ou quer saber.. coisas...) e com as mais amplas de Portugal.
Deste encontro resultou a convicção ainda mais profunda da simplicidade de Edgar da Silva, e, de que ,Edgar da Silva,tanto melhor ou como Lula da Silva presidente de um grande país - o Brasil - poderia ganhar todas as competências necessárias ao exercício do cargo de Presidente da República,e até executá-las de um modo mais eficiente e justo que outros. Todavia nunca fará sentido que uns que tanto defendem Lula, achem que poderia haver défice de competência na candidatura de Edgar. De facto poderia haver em termos das regras burguesas e da burocracia, mas nunca em termos da Independência de Portugal e da defesa de uma sociedade mais justa, sem os espantalhos alevantados da Coreia, e, disto estava certo antes,e,agora, mais. Edgar é um madeirense e também, porque trilhamos caminhos idênticos no que tem de melhor a Igreja Católica o amor ao próximo,quando praticado, nunca seria possível tal deriva , num homem assim....
... coisas...
Ficamos de ir falando.
andrade da silva

Onde vivi os 3 primeiros anos de vida

Sem comentários: