domingo, 29 de maio de 2016

SALGUEIRO MAIA: UMA QUESTIONAÇÃO E UM EXAME À CONSCIÊNCIA IMPERATIVO

.
Foto de João Andrade da Silva.


Dou comigo a pensar, mas se Salgueiro Maia estivesse vivo aplaudiria que para além da justa medida, alguns. muitos, esquecendo quase todos os demais capitães de Abril se limitem a evocar Salgueiro Maia, mas mesmo dele, somente que foi quem cercou o Carmo,e obteve a rendição muito demorada, por sinal excessivamente demorada, de Marcelo Caetano, quando o seu acto heroico, decisivo e isolado foi tomado na rua do Arsenal, ao enfrentar sozinho os carros de combate de Cavalaria 7, tendo sido mandado abater pelo brigadeiro Junqueira dos Reis, então, porque se age deste modo, será pela força da prática da beatificação da Igreja Católica que comanda as "almas puras", ou mesmo por pura hipocrisia?

Sei dele o que sempre soube, porque antes do 25 de Abril conspirei na sua casa e em Abril estávamos no Alto do Cristo Rei para o defender também das fragatas, no caso a Gago Coutinho, mas houve uma revolução entre o 25 de Abril 74 e o 25 Novembro 75 e um pós 25 Novembro 75 com mortos e feridos e houve história e estórias, então, porque só se conhece deste longo período uma ou outra entrevista e pouco mais se sabe, porquê?

Não sou um ignorante voluntário, pelo que penso que há pouco esforço em divulgar a sua história para além do dia 25 de Abril 74, o que, tenho solicitado infrutiferamente..

Acrescento que o regresso aos quartéis de todos, tinha sido a morte de Abril a curto prazo. Sem se ter percorrido o caminho revolucionário que há 40 anos anda a ser destruído, não haveria nada de diferente em Portugal ao panorama euro-americano. A Constituição de 1976 plasma a Revolução de Abril do terreno, (reforma agrária etc) nem o 25 de Novembro 75 foi capaz de inverter as coisas, então, quem permitiu esta proeza, o que diz o povo, o que dizem os participantes?

Verdades e coragem para que vos quero? Coisas...

Mas ou há ,ou não há verdades e coragem, e, onde, não houver verdades e coragem, que restará?

andrade da silva

Sem comentários: