quinta-feira, 17 de março de 2016

FOTO DE HISTÓRIA





HONRA E GLÓRIA A ESTES GRANDES CAMARADAS MILITARES E AO POVO HEROICO DE VENDAS NOVAS.

A coluna de Estremoz, passa por Vendas Novas a caminho de Lisboa, onde, a EPA já estava postada no Cristo-Rei desde o amanhecer. Todavia a esta hora o heroico Povo de Vendas Novas já estava na rua ,e nada estava decidido. Esta coluna chegou por volta da hora do almoço ao Cristo -Rei e desempenhou um papel muito importante na proteção das Forças de Salgueiro Maia no Carmo..., nomeadamente cobrindo a sua rectaguarda

Foto do, então, Aspirante Miliciano Cordeiro (no jeep. Bem-hajas pela tua participação e por esta grande foto da História!.) que como diz participou em 2, 25 de Abril : o de 16 de Março 1974 e neste, o vero, em que o vemos. Escreveu:

Camarada, participei neste acontecimento histórico, o levantamento de 16 Março 1974, como Alferes Miliciano instrutor naquela unidade .

Independentemente de quem deu as ordens, sinto muito orgulho neste facto. Assisti, na sala de oficiais ao brieffing do Capitão António Ramos e acredito que ele estava convicto de que os outros quartéis convergiriam para Lisboa O nosso objectivo era o Aeroporto.

Estive detido em Sta Margarida de onde fui enviado para Cav 4 - Estremoz . Com essa unidade vim para Lisboa no 25 de Abril . Muito orgulho nisso também .

Fiz o 25 A duas vezes. . Sou o aspirante á frente no jipe. Saudações revolucionárias ,
Grande abraço .
..........

Aquele abraço caro camarada Mário Cordeiro

andrade da silva
soldado da Mátria e de Abril, à hora certa 22h55’ do dia 24 de Abril 74, à voz de comando da senha: “E DEPOIS DO ADEUS"
PS: Só hoje conheci esta foto.

Sem comentários: