quarta-feira, 6 de maio de 2015

UMA (A) OBRA DE ABRIL 2015


UMA GRANDE E MARAVILHOSA OBRA ,UMA OBRA, ONDE ,TU,EU,NÓS,O POVO, ANTES, DURANTE E DEPOIS DO 25 DE ABRIL É AUTOR E ACTOR .

ABRIL POVO-PLEBEU! HERÓICO.

Neste 25 de Abril, pelo trabalho de Maria José Maurício e a conjugação de grandes vontades: a da Casa do Alentejo, Câmara Municipal de Almada e a editora Colibri, finalmente, emerge, a história com as estórias do povo que faz a história, como quase toda a gente o diz, (fica bem.) mas a realidade é diversa, Esta obra conhecerá a vida das suas irmãs, contrariando a maldição da história oficial que é quase sempre interesseira e parcial, para promover a visão dos que detêm o poder e a riqueza.



Neste 25 de Abri, e cumprindo, no domínio da historiografia, um dos grandes desígnios de Abril, nesta obra: Memória viva de Abril , os protagonistas das migrações no Alentejo antes do 25 de Abril; os africanos da Guiné , representando todos os que enfrentaram o colonialismo; os povos de Montemor e do Pragal que cedo se levantaram para estarem, ombro a ombro,em 25 de Abril, com os soldados,estes também; as lutas sindicais:unidade-unicidade; e o esplendoroso poder local, tudo,aqui ,é falado nas 1º pessoas, num re-editar do neo-realismo de Redol, agora, revisitado com a sensibilidade e a vivência democrática de uma grande portuguesa,a autora da obra, mas também actora num ou noutro dos contos que a compõem.

O conto é também uma vantagem, como facilitador da leitura, que pode ser deixada em qualquer ponto; lida de um ou outro modo, a que acresce a sua universalidade: fala do Povo do Sul e da Guiné, mas o POVO, na sua essência, é do Sul,do Norte,das Ilhas, das ex-colónias, África, Brasil e Índias - É UNIVERSAL!
E, assim, vejo e reconheço esta Obra com uma dimensão universal. Compreender, conhecê-la é tornar-se pelos sentimentos e conhecimento mais português, mas, sobretudo HUMANIZAR-SE , ainda mais, nas dimensões pessoal, nacional e cósmica,ou seja, realizar o seu "eu", num horizonte tão grande e largo que será motivo de felicidade: o Grande Desígnio do Homem- SER FELIZ NELE,COM ELE, COM E EM TODOS OS OUTROS.
É, na minha opinião, a OBRA LITERÁRIA COLECTIVA DE ABRIL. Aceitem o desafio e dirão Bem-haja,como quem a leu, já o disse.
andrade da silva

À venda na Casa do Alentejo e Editora Colibri (colibri@edi-colibri.pt).
Edições Colibri
morada: Apartado 42.001 - Telheiras 1601-801 Lisboa 
tel/Fax: 351-21 796 40 38 
e-mail: colibri@edi-colibri.pt

Pode adquirir as obras directamente nas nossas loja/livraria: 
(com 10% de desconto sobre o preço de capa) 
Edições Colibri
morada: Faculdade de Letras de Lisboa Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa 
tel/Fax: 21 796 40 38 
horário: 9h00 às 19h00 
Livraria Colibri
morada:Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Av. de Berna, 26-C 1069-061 Lisboa 
tel/Fax: 21 795 11 89 
horário: 9h00 às 13h00 e 14h00 às 18h00

-

Sem comentários: