sexta-feira, 26 de setembro de 2014

É IMPERATIVO MUDAR O SISTEMA POLÍTICO, MAS SEGURO E COSTA QUERERÃO MESMO?????????


" Foto:coisas do Arco da Velha.... pois....pois...pois!"  

Nota:Um texto Abrasivo, cuidem os olhos!

 Em abono do grande esforço de alguns dos que ergueram o imaterial VIVER ABRIL HOJE>CONSTRUIR O FUTURO, julgo que  se pode concluir , através de uma análise objectiva, que os candidatos do PS a 1º Ministro, Seguro e  Costa e outros  fora do PS, entendem a necessidade,de que temos falado,  de mudar o sistema politico-partidário, abrindo os partidos à sociedade, recto ao Futuro,resta saber,no caso deles, se recto ao Futuro,ou a um travestismo de um qualquer passado.

 No PS encontraram a resposta nas primárias.Uma mudança  importante ao nível politico-conceptual e operacional para alterarem o estabelecido, o instalado. Apesar de todas as limitações,erros e actos eventualmente confrangedores mexeram com o país e, sobretudo, com o  PS, 250 mil  inscritos para dizerem o que pensam ,sendo +-100 mil  os militantes,facto que é um acto histórico, em momento de tanta indiferença.

Todavia, observemos os conteúdos das linhas de força das campanhas:

Seguro defende mudar o sistema politico, aproximando deputados e eleitores,(dirigimos  uma carta aos eleitores nesse  sentido) mas trai este objectivo, limitando a representatividade dos  portugueses,com a diminuição do número de deputados,na procura de maiorias absolutas ainda mais insignificantes, quanto à sua base social de apoio,exactamente o que é preciso inverter, conquistando os abstencionistas

Costa quer Mobilizar Portugal; Mobilizar os portugueses -Portugal precisa de SI, diz na campanha . Ele quer ser  o Grão- Capitão de que alguns de nós falamos,mas de facto ele é do sistema, logo, ligado aos donos disto tudo e às aristocracias/burocracias partidárias  autocráticas e dogmáticas, consequentemente, não é o grão-capitão que a Nação precisa, e parece estar com um pé em S. Bento, outro na Praça do Comércio, a olhar para Belém;

Seguro aborda a imperiosa emergência de separar os negócios da politica e combater a corrupção, Costa fala do que fez nesta área, que todos sabemos em que deu, num ZERO, então, de que se vangloria o senhor?  Quer dizer que considera o país limpo e já dotado dos instrumentos para garantir a transparência e a dignidade institucional ao Estado e aos seus agentes?

Mais mais grave, a ambos falta a apresentação do Projecto Nacional  Mobilizador a nível interno, Europeu e Mundial:

Como seremos independentes,ou  inter-dependentes:sim/não ao Euro: como,quando,em que condições e consequências, e, ainda, a questão da divida pública e dos juros etc.?;

Qual o projecto de sociedade: Justiça, educação, saúde, fiscalidade , controlo orçamental, emprego, segurança social, (segurança e respeito pela dignidade dos idosos) natalidade/demografia (defesa dos direitos das crianças), desenvolvimento humano e económico etc.?

Quais os planos estratégicos para a re-industrialização,  agricultura,pescas, riquezas minerais e naturais, energia,e  para criação de emprego e equilíbrio  da balança de pagamentos?

Como fazer crescer o PIB, e libertar Portugal da austeridade que tem induzido o empobrecimento e a destruição da capacidade produtiva portuguesa?

Qual a politica de privatizações:mudar de politica, ou continuar a actual odiosa que faz perigar  os níveis de reserva estratégica dos bens públicos indispensáveis  à Independência Nacional? ;

Como libertar Portugal dos interesses que são Donos Disto Tudo: separando os negócios  da politica, e combater a corrupção?

Qual a nossa politica de emigração e apoio à Diáspora?

Quais os objectivos imediatos, de médio e longo, prazos: sua calendarização para a necessária avaliação?

Porque não defendem uma norma constitucional que obrigue também os governos a respeitarem os programas de governo sufragados nas urnas, como um contrato politico, social com força jurídica inviolável,e só alterável por referendo nas matérias vitais para a Nação como: saúde, educação, segurança social,fiscalidade?

Qual a nossa posição no conflito Europa-Rússia; Israel-Palestina, e no Combate ao terrorismo internacional e ao Estado Islâmico no Iraque?Qual a nossa politica de defesa interna e externa?

Qual a nossa politica em termos de direitos humanos?

Etc. etc.

Todavia, chegados ao dia 29 de Setembro, independentemente de  quem seja o vencedor será preciso romper com o sistema: Seguro diz que quer fazê-lo?????Costa dificilmente o fará, portanto,com ou sem Seguro a luta pela derrota do Partido invisível e perverso Dono Disto Tudo,ou seja, do lodaçal entre politica e negócios e corrupção, tem mesmo de ser levada p’ra frente.

 E se Costa for o vencedor e não o fizer,será, inexoravelmente, derrotado, razão porque, as bandeiras de luta erguidas por Seguro, nunca se deverão calar no interior do PS, como o país o reclama,e se mesmo derrotado Seguro continuar esta luta poderá vir a redimir-se de tanta claudicação. Se claudicar confirmará o retrato negro que lhe fazem de fraco líder, ou mesmo não líder.

A regra democrática não é ir para casa, mas sim lutar pelos ideais de Portugal. 

Seguro abriu imensas caixas de pandora que os Donos Disto Tudo e as tais elites nunca lhe perdoarão,e se pudessem....MY GOD!... Desgraçado Seguro, but....

andrade da silva

1 comentário:

andrade da silva disse...

Revoltado Malditos,Basta! Conheço a Rute desde a sua adolescência e fui seu comandante. Malditos estou revoltado e em choque a silva.

Carmen Rute Rebocho diz-nos:

Pois e meus queridos vou juntar me a mais de 500 000 emigrantes que a maior parte como eu sao licenciados e aos quais o nosso país fecha portas e nao abre sequer uma janelita. Vou com esperanca e com contrato que nao sei o que e desde 2009 que trabalho com recibos verdes.vou ter saudades claro que sim do meu marido e filhota principalmente mas apos servir o nosso país durante 9anos e 8 meses vou fugir desta patria encarando esta nova etapa como mais um desafío vou dando noticias bjs e abracos