quinta-feira, 1 de maio de 2014

SEM REVOLUÇÃO SOCIAL, POLITICA E DA MORALIDADE EM PORTUGAL, NA EUROPA E NO MUNDO SOÇOBRAREMOS.


                                       "O pequeno-grande grupo no Carmo"

Às amigas e amigos que estiveram connosco na barreira do 25 Abril 74, 2014 e do Futuro

Todos nunca seremos muitos para construir, desde os hojes, o Futuro que o homem-humano merece em Portugal e no  Mundo. O Documento de Estratégia Orçamental é um canhão apontado a Abril, e ao Povo de  Abril. Não baixar os flancos

Recordemos sempre que muitos antes de nós fizeram muito em Portugal e fora de Portugal, como é o caso do nosso grande  amigo, e na minha perspectiva  herói, Alípio.

 Infelizmente, mesmo o horizonte do desejável está muito  longe,então, o do desejado ainda mais.

 Não sei se é sonho, ou utopia, mas pressinto, como uma necessidade psicológica do homem individual, e social, quer desse homem, quer da humanidade a construção do Mundo do Amor, da Justiça, da Paz.

Mas seja utopia, ou necessidade imperativa, creio que vale a pena, quer na dimensão intra e inter psíquica, quer na cósmica continuarmos este grande caminho de amor, esperança, conhecimento histórico, universal e mútuo..Julgo que tudo isto esteve presente neste encontro entre tão queridas e maravilhosas pessoas, e,por tudo isto, foi um pequeno-grande encontro .

O meu camarada Caldeira Santos e eu fizemos o que devíamos, enquanto cidadãos militares. Cumprimos o nosso dever, nós, e todos,  os meus camaradas, o que, também foi, é e será sempre um grande feito. 

 O meu camarada, Caldeira Santos,na perspectiva humana,histórica e moral que é a minha, e  que afirmo, praticou um acto  heróico, quando, aos 27 anos de idade, tomou a iniciativa de desobedecer ao seu comandante, para que da Fragata Gago Coutinho não saísse metralha, e nos poupou, assim, a uma grande tragédia.

 Como é notório no Terreiro do Povo, teatro de operações de alguns heróis: tenente Assunção, capitão Salgueiro Maia, Alferes Sotto Maior e o cabo Costa, se outro tivesse sido o comportamento destes grandes portugueses ou o do meu camarada comandante Caldeira Santos, os cravos teriam nascido à custa de muito,muito sangue. É um bem maior a democracia  Portuguesa ter  nascido, como nasceu, do que,  os acontecimentos trágicos e actuais do Médio Oriente dão testemunho claro e doloroso.

 O mérito deste pequeno-grande acontecimento de  honrada, emocional evocação do 25 de Abril fica a dever-se ao  empenho e entusiasmo, da associação Abril.  Bem hajam, e,assim, Abril, Portugal,a Democracia, a Humanidade e o Cosmos serão uma realidade nos nossos quotidianos, e as pequenas pedras sobre as quais o Futuro a que nós e a Humanidade têm direito, se vai construindo.

Bem-Hajam a todas e todos  os participantes que foram tão grandes ebelos.  A todos  o nosso grande reconhecimento e amizade

Por Abril, com Abril e de Abril saudações

andrade da silva

PS:   Associação Abril
Rua Castilho, 61-2.ºdto
1250-068 Lisboa
tm 966 785 119
associação abril/facebook

Sem comentários: