sexta-feira, 29 de junho de 2012

A Lei da Terra, 1977 | 420doc#9



Um documentário inesquecível. Estranhamente identifico-me bem no primeiro militar que fala,a identificar a luta da reforma agrária como a luta do povo. identifico-me com o discurso e os gestos do 2º tenente que fala, pareço eu, mas não me reconheço, seja eu ou não somos gémeos no gesto e no discurso, mas também se não sou eu, não sei quem seja, e tenho pena de não conhecer um gémeo, de quem nunca tive noticia.Mas seja quem for este tenente não posso deixar de dizer que hoje o admiro, e penso hoje exactamente o mesmo, e digo o mesmo é preciso reunir as pessoas dignas para refundar Portugal.

 De entre os outros identifico o o heróico Canejo,  do Couço., bem como todo o discurso e queixas dos trabalhadores que ouvi da frente para trás, e de trás para a frente centenas de vezes.´, com dores e lágrimas, dia após dia, de manhã até à noite, de Maio de 74 ao 25 Novembro 75. 

Um documentário glorioso, Histórico, belo. Agradeço a Maria Joaquina Babau de Estremoz o ter referido
.
Á altura era tenente.

andrade da silva

PS:                                VALEU A PENA!


Valeu a pena!


 Este filme é de facto a prova dos nove, de que da minha parte ( o tenente que fala, como já referi no comentário, sou eu, inquestionavelmente) NUNCA INDUZI NINGUÉM PARA COMPORTAMENTOS DIFERENTES DOS APOIADOS PELO MFA, e o grave, muito grave, foi o MFA ter consentido que me acusassem de outros comportamentos- ou seja de andar a fazer o que o PCP queria - esta foi a minha acusação nos processos militares, de RECEBER instruções de membros do PCP, e grave também foi que outros, que tanto gritam pelos capitães de Abril, queiram riscar, esquecer, roubar ao convívio do povo aqueles que somente foram do 25 de Abril.

 Da minha parte digo hoje, como em 74/75, que  darei luta a todos os que roubam ao povo  a verdade a que têm direito, e que  este combate pela verdade, hoje, como em 74 - é o combate  do povo, é como dizia naquela altura:  O COMBATE É VOSSO.


4 comentários:

andrade da silva disse...

Bem nem sei o que dizer agora que reconheço que aquele tenente sou eu,porque 1ª lembra-me que fui jovem, "2º O puto pensa como eu, agora. O puto era um grande tenente 3º è uma prova muito clara contra toda a cobardia e indignidade de gente vil e miserável que quer por em causa o grande mérito deste jovem de 25/26 que já não sou eu. Essa gente quando se diz de esquerda e ataca este grande jovem que pagou muito cara a sua ousadia e verticalidade, e os valores que servia não PASSAM DE VERMES DA MESMA NATUREZA QUE OS FASCISTAS que diziam combater. AS provas é que falam, e ei-las, mas há mais na RTP1 que nunca vi,mas sei que existem: uma sessão em Cabeção.
abraço

a revolucionária disse...

Vale mesmo a pena ver , porque este é um documento histórico que põe a história no sitio, aqui podem ver como actuava o MFA e em particular, para aqueles que costumam duvidar das palavras e dos actos do João Andrade da Silva, que é e foi um amigo do povo, nomeadamente do Alentejo e que foi uma das pedras mestras da revolução ao lado do seu povo.E para que percebam que ele nunca se desviou um centimetro do programa do MFA e se bem o conheço, podemos contar sempre com ele ao lado do povo.Mas essa sua integridade e seriedade pagou-a cara como se costuma dizer com sangue suor e lágrimas.Nunca o vergaram, nunca se deixou influenciar pelos partidos, embora respeite.A mim dói-me muito que muitos o queiram apagar da história, ignoramdo-o, atribuindo a outros os seus actos revolucionários e de coragem, só pela razão da sua alma não estar á venda.Mas quando o fazem deveriam lembrar-se que em tempos idos da revolução, as palavras de ordem para alguns que na época se retrataram, eram de morte, gritadas nas ruas de Évora e talvez de outras cidades alentejanas, falo de Évora onde estive presente, eu sempre gritei as palavras de ordem que me davam, sempre tive orientação politica.Por isso a mim me chegam os fígados á boca, quando os mesmos hoje dão louros e apanágios aos que se desviaram dos caminhos da revolução e aos que nunca o fizeram, ignoram-nos e mais alguns até se atrevem a mais.Mas um dia a história será feita com verdade e tenham a certeza que este homem e outros homens como ele e mulheres, vão fazer parte da história deste país, queiram ou não.Certamente quando isso acontecer nenhum de nós será já vivo, mas a verdade será reposta.

Marília Gonçalves disse...

belos documentos sobre a Verdade de Amor ao Povo que foi Abril, tanto o filme, como o testemunho da Revolucionaria amiga
é verdade que se por caráter o nosso Capitão é um apaixonado, penso que é o Povo de Portugal a sua mais veemente paixão, por quem daria a vida sem hesitar
abraço de Abril
Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Amigas

Diz a História, os corações e as almas que as mulheres sinalizam os caminhos da Vitória. Valeu a pena lutar.
Vale a pena sempre lutar e uma das lutas fundamentais para a VITÓRIA DO POVO é o combate pela verdade, e digo EXACTAMENTE como disse em 1975, do mesmo modo, com a mesma força e intenção ESTE COMBATO É O NOSSO -POVO DE PORTUGAL- ninguém nos substituirá,são as mulheres e os homens concretos, livres e críticos que o têm de travar. Caso contrário herdaremos o INFERNO DANTESCO: Ditadura,escravidão e miséria, como desde 2008 em textos com o titulo de ALERTAS, dezenas d alertas referi, o que depois aconteceu - os textos estão aí.
Abraços
asilva