terça-feira, 15 de maio de 2012

IMPRESSÕES MATINAIS.

                                   foto: Monte da Bica

     Nota: é uma brincadeira poética sobre as minhas manhãs aqui   no Monte da Bica. Trata-se de um pequeno poema em hexâmetros aliterados que intitulei:


IMPRESSÕES MATINAIS


Lânguida luz suave
na minha manhã breve,
voga uma vaga ave
na brisa solta e leve.

Enquanto a manhã vai,
uma ave esvoaça,
olho a folha que cai
livre, leve e lassa.

Do leito da ribeira
ouço um gemido de água,
a voz da cachoeira
murmura um som de mágoa.

E no monte, de fronte,
sobe o sol e a hora.
No giro do horizonte
raiam restos de aurora.

Vogando em voo a ave
voga no vale a graça,
é leda e linda nave
que livre e leve passa.

Quem dera que eu pudera,
por quiromância ou arte,
ter sempre primavera
para quem chega ou parte.

E ter risos de rosas,
brisas soltas e leves,
p'ra tornar calorosas
as nossas prosas breves.



Matos Serra




PS:
 Matos Serra, é um camarada, oficial pára-quedista,  um capitão de Abril que vive no paraíso, no monte da bica.
Passei por lá em Abril, e vivi os fugazes momentos deste mesmo modo, depois de ter comido uma belíssima omelete de espargos do campo. Obrigado camarada e à tua mulher.Abraços .

6 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Andei a passear pela paisagem do poema e subitamente vi-me, menina alegre e jovial em Portugal.
Lindo, de imagens, agradáveis literataço. Paisagem pura e musical!
Obrigada pelo Poema
Obrigada Capitães

Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

A paisagem é pelos arredores de Alegrete/Portalegre muito bucólica. Uma maravilha.

O Matos Serra, é um grande homem,isto,já sabia há décadas,pois conheço-o dos tempos de Abril, desconhecia a sua costeleta de poeta e filósofo, isto, descobri agora, neste Abril de 2012 -uma muito feliz descoberta.

obrigado
asilva

Marília Gonçalves disse...

Caro João, peça ao Poeta, que envie mais Poemas/Paisagem de Portugal
temos um País lindo! em muito más maus, péssimas mesmo, mas isso não diminui nem a beleza nem o nosso Amor por Portugal
Ai que se o Povo quiser acordar e perceber que o estão a matar em morte que de lenta se vai acelerando cada vez mais.
Mas os Poemas vão-nos dando alento
e como recusamos a entrar no rebanho da carneirada, preferimo-nos cabras e bodes e berrar alto!!!!

Abraço Capitão
Marília

andrade da silva disse...

Marilia

A foto é minha,quando por lá passei,como as flores de Alcácer. Poemas tenho mais um para publicar, ele ficou-me de mandar outros, vou-lhe pedindo e faço-lhe chegar o seu apreço e pedido.
abraço

Marília Gonçalves disse...

a foto, mais uma que me dá vontade de abrir a porta de casa e começar a correr até chegar a Portugal.
Perspectiva e tudo.... sim senhor!!
e a das flores faz-me sonhar. Eu que ando com a "mioleira cheia de sementes e equiparado... essas florinhas selvagens, quando dão semente nem ficam nada mal, no nosso jardim

abraço
Marilia

Marília Gonçalves disse...

meu caro Capitão, os tempos são outros, o casario invadiu os montes, da Amadora, mas quando eu era garota, nesses montes havia também espargos selvagens, fininhos e verdes, que meu pai, me ensinou a reconhecer e que apanhávamos para levar para casa
hoje o espaço dos espargos, já não deve existir por esses locais onde fui menina
Marília