terça-feira, 31 de janeiro de 2012

QUASE- MANIFESTO: RE – NASCER!



                                                         ( nova publicação da parte referente aos idosos)

   “ Nota I,  30 Janeiro 2012:
Desde 2008 que ando a falar, a quem me  ouve, poucos - coisas - das necessidades  especificas para cada ciclo de vida, nomeadamente dos idosos.
 Aquando do nascimento e morte do Movimento Nova Esquerda redigi um parágrafo sobre os idosos, e se esse movimento não tivesse morrido tão precocemente, teria apresentado uma moção de estratégia sobre as necessidades dos cidadãos, num quadro dos ciclos de vida.
Retomei este assunto, através do lançamento da ideia de se criarem redes de apoio social de proximidade, num conceito muito simples 10, 15 pessoas de uma dada localidade reúnem-se e estudam um método de ajudar alguém da vizinhança que esteja em situação de necessidade alimentar, e, ou médica, e ou  psicológica ( solidão),  porém,   esta ideia  foi combatida por muitos, por  mero preconceito ideológico , e por  se desenquadrar de um certo modo de ser solidário a uma dada esquerda –um verdadeiro  e inumano disparate. Felizmente,para alguns perdidos há muita gente a praticar estes muito nobres actos de solidariedade.
Todavia, as solidariedades cruzadas existentes no terreno  não têm conseguido evitar a morte dos idosos, a fome de muito outros e o suicídio de alguns desesperados.

Como a psicologia estuda o desespero pode levar a comportamentos hetero- destrutivos, como a fazer revoltas, mas também a auto-destrutivo –o suicídio.
É pena que os jogos de intrigas  e de pura desumanidade não tenham permitido  ouvir  muitos outros apelos e este. É mesmo  trágico e mais grave, porque estas pessoas, como os liberais, acreditam piamente, alienadamente, numa mentira.
Como todos os que querem um Mundo justo, luto e lutarei contra o crime que se abate sobre o pobre, e esse chama-se o totalitarismo dos ricos e poderosos, mas luto e lutarei contra toda a supressão da liberdade que torne todos num  bando de desgraçados, objectos feitos às mãos de ditadores e burocratas, por exemplo, o fascismo mitigado, travestido, no seio das contradições da democracia e do humanismo está a desbravar caminho
Como dizia, neste quase manifesto, é preciso mudar de paradigma político, para um que ainda não existiu, e que defenda a democracia com democracia, a Dignidade humana do nascimento até à morte e o desenvolvimento económico nas suas vertentes:  social, civilizacional - a liberdade, a tolerância, o amor, a moralidade e o respeito pelo real concreto e não por um qualquer pensamento  esotérico, ou abstracto-formal ou mitológico.
Sei qual o meu caminho - o amor a PORTUGAL E AOS PORTUGUESES. Sei quem são os inimigos - todos os que não respeitam o homem concreto seja ele:  operário, intelectual, idoso, doente ou empresário justo e empreendedor.
Infelizmente,  também sei que as lágrimas dos crocodilos, o ódio ao homem concreto, convencem mais concidadãos que a verdade pura e nua, o discurso directo, e eis a razão porque em Portugal nunca  houve uma comunidade universal de cidadãos livres.”
------
                            Texto do QUASE-MANIFESTO

PELA DIGNIFICAÇÃO DA DEMOCRACIA, O DESENVOLVIMENTO E A DIGNIDADE
 Nota: Esta proposta emerge do núcleo essencial da pessoa HUMANA -  A DIGNIDADE -que deve ser construída por todos, muito para além de todos os condicionamentos temporais, espaciais, rácicos, ou outros de qualquer natureza,  só exclui o pensamento inumano e os seus cavaleiros do Apocalipse
 DEFENDO UMA POLÍTICA DO CURSO DA VIDA, PARA O DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA DO NASCIMENTO ATÉ À MORTE- UMA POLÍTICA PARA O MILÉNIO DA PAZ E DA LIBERDADE.
………
Numa perspectiva estratégica o Estado deve lançar um novo sector de actividades multidisciplinares para os cuidados de saúde e actividades de ocupação dos tempos livres dos idosos.


VI - APOSENTAÇÃO E VELHICE:

Este período da vida está completamente esquecido por toda a humanidade e governos, apesar dos países ocidentais serem cada vez mais países de idosos, estes, têm sido escondidos, e nem sequer foram, ou são objecto, ao nível das ciências de investigação médica, de adequado estudo.

Assim, aumentou-se a esperança de vida, mas descurou-se por completo a ocupação física, intelectual e recreativa dos idosos, e pouco se fez quanto à investigação das doenças degenerativas crónicas e incapacitantes quer físicas, quer sobretudo neurológicas, em que a doença de Alzheimer e outras tornam a vida dos idosos e dos seus familiares num verdadeiro inferno, face à quase inexistência de apoios institucionais condignos e, ou domiciliários, tornando os custos com os doentes idosos dependentes insuportáveis para a maioria das famílias na ordem de 1500 €/ mês, preços de 2010. Preços que serão superiores se na família não houver um parente com uma disponibilidade de quase 24h/dia.

Ora este abandono é desumano e indigno, pelo que deve ser combatido, criando-se redes de apoio domiciliário aos idosos, de turismo sénior, lares, centros dia, e ainda aumentando a rede de cuidados paliativos, médica, psicológica e de enfermagem a estes cidadãos, como aumentando significativamente as taxas de comparticipação nos remédios de tão elevado preço, como são os da Alzheimer.

Considerando, ainda, toda a desorganização do sistema de reformas e da segurança social do fascismo deve ser garantido aos idosos que trabalharam nesse período uma pensão de reforma igual ao salário mínimo de uma forma generalizada, desde que na família nenhum descendente directo aufira mais que 4 ordenados mínimos, cerca de 2000 €, limite definido por alguns economistas corno o limiar da pobreza para um agregado familiar de 3, 4 pessoas.


VII -
FONTE DE SUSTENTAÇÃO FINANCEIRA DESTA
POLÍTICA


Esta politica é nacional, universal e pode corresponder ao mais elevado desenvolvimento da sabedoria, e do humanismo a que um humano e uma sociedade podem aceder, e a todos deve mobilizar: estado, câmaras, empresas, organizações sociais, recreativas, profissionais e aos cidadãos em geral.

Considerando a virtude Universal do amor e da sensibilidade como os pilares fundadores da natureza humana vislumbra-se que estas políticas, teriam corno financiamento para além do 0GE, o realizado através de um FUNDO DA CIDADANIA SOLIDÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO
E MANUTENÇÃO DA DIGNIDADE DA VIDA DO NASCIMENTO À MORTE., com as seguintes fontes de receita:
…….

Contribuintes voluntários todos os particulares que quiserem disponibilizar parte do seu rendimento, vencimento ou do reembolso do seu IRS, que terá a respectiva dedução no IRS. Seria feita uma intensa campanha junto das pessoas e dos sindicatos para a compreensão desta medida.
……….
Ainda construirão receitas do fundo as contribuições dos jogos da santa casa da misericórdia, em percentagem a negociar, doações e verbas das câmaras municipais que comparticipam obrigatoriamente com % do seu orçamento.
Nos concursos públicos das empresas, em igualdade de circunstâncias técnicas será um critério preferencial de selecção o contribuir com maior verba para este fundo; nos apoios a conceder aos cidadãos em igualdade de circunstâncias terão preferência os que contribuem para o fundo, através de doações de parte do seu vencimento, critério que só será considerado para os que auferem rendimentos ou vencimentos superiores a 3 salários mínimos

0 Fundo será constituído por um sindicato de bancos liderado pela CGD e gerido por um representante da Segurança social, associação de municípios, provedoria de justiça, um representante de cada central sindical, um representante da comissão de liberdades e garantias da Assembleia da Republica, um representante da CIP e um representante da instituição santa Casa da Misericórdia. A supervisão da actividade deste fundo cabe a Comissão de Economia da Assembleia da República.

PARA QUE CONSTE FICA MAIS UMA VEZ   DITO.
Andrade da silva 

Sem comentários: