sexta-feira, 20 de maio de 2011

DA ESTRELA AO FERRETE DO VALE E A IMPERATIVA NECESSIDADE DE REINVENTAR A DEMOCRACIA.








A inteligência de Louçã revelou para o deserto de sempre que o esqueleto de salazar, como há dois dias atrás dizia, ainda mexe em Portugal, sem que se dê uma resposta forte a este fenómeno e, sobretudo, a outros, de exclusão social e corrupção que podem fazer com que o neofascismo e mesmo o fascismo -um fascismo sem altos fornos ou salazares, mas na sua essência a mesma coisa - ganhem cada vez mais adeptos.



Num programa de televisão que o país não viu e neste texto que não lerá, se denunciou e denuncia que num parágrafo negro de um programa de um partido, o CDS, que tanto fala dos pobrezinhos, está o ferrete da ignomínia, com que se quer controlar os grandes ladrões de uns miseráveis que recebendo 80 euros por mês andam a roubar o Estado, de tal sorte, que ficam em melhor situação que, os que todos os dias se levantam para irem trabalhar, embora se releve o exagero, admite-se que entre os miseráveis , como entre os mais ricos há gente desonesta, e, então, o que fazer?



Para os mais ricos pouco ou nada, é oferecida uma justiça cheia de escapatórias, não lhes acontece nada, para os desgraçados à beira de morrerem de fome, honestos ou desonestos, a todos, se quer impor o ferrete da miséria, como se de gado se tratasse, ou se estivesse na Alemanha nazi, em que se colocava a estrela nos judeus - hoje verdadeiros tiranos para os palestinianos -, entre nós, não muito diferentemente quer o CDS dar aos desgraçados portugueses um cheque arroz, batatas e aspirina para satisfazerem as suas necessidades, e não ludibriarem o Estado. O que significa isto?



Naturalmente que este acto, como o corte desalmado dos vencimentos e das pensões, o desemprego, a corrupção, o amiguismo, a protecção dos poderosos, o garrote às classes médias baixas e aos trabalhadores, as medidas de austeridade que foram acordadas com a troika do FMI todas contra os mesmos que são somente os com maiores dificuldades, significam a falência da matriz politica, social e económica desta sociedade, o que, obriga, como disse na reportagem do 25 de Abril na TVI , a RE-INVENTAR a DEMOCRACIA.



Se não o fizermos vamos ter as ruas ocupadas para a demissão de toda esta classe politica instalada, como já está a acontecer em Espanha, e com toda a probabilidade vai acontecer até 5 de Junho em Portugal. Resta saber quem tomará conta destes movimentos, aqui e em Espanha, e naturalmente que o que vier a acontecer em Espanha vai induzir os movimentos entre nós, como o nosso 25 de Abril teve efeitos nos nossos vizinhos ibéricos.



Em Portugal assiste-se a uma tentativa dos mesmos de sempre Jorges Mirandas e gentes do 25 de Novembro para darem sugestões ao Movimento 12 de Março, só que aquela gente não tem nenhuma capacidade de reinventar nada, sempre foram passado, e se o Movimento 12 de Março se deixar influenciar por quem como o sr. Jorge Miranda foi capaz de assinar um parecer para o governo a dizer que o corte dos vencimentos na função pública é constitucional, o que pelo artigo 9º, alínea d - letra: é da responsabilidade do estado promover a igualdade real e não a desigualdade - e espírit, é inconstitucional, irá parar ao cesto do lixo da história, será uma mera continuidade, e o momento actual exige uma ruptura para o FUTURO E NENHUM REGRESSO A QUALQUER PASSADO.



Ruptura no sentido de colocar no centro do debate e da acção: a justiça social, a liberdade, a coragem, o desenvolvimento, a defesa da dignidade humana, o funcionamento da justiça, a cidadania, a inteligência, a moralidade dos rendimentos, o funcionamento da justiça, o emprego, a vida dos idosos, contra o totalitarismo dos secretários-gerais, os opinadores do sistema e dos esquemas podres, a comunicação social submetida, os banqueiros e os grandes empresários que de um modo geral passeiam os esqueletos de salazar, da inquisição e, ou do novo fascismo financeiro.



Sei que quem devia ler este texto não o vai ler, como também quem devia ouvir Louçã não o ouviu, mas ética e moralmente isto deve ser dito, por isso, o digo, e espero que os que têm todas as certezas olhem um pouco para o presente real e o futuro provável, reflictam e ajam. Se o fizerem perceberão o que está a acontecer.






andrade da silva


PS: LIBERDADE EM PORTUGAL AMEAÇADA


Falei há 2 dias do esqueletinho do salazar no facebook e todo o texto desapareceu. Quem o terá tirado, terá sido salazar?

Sem comentários: