quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SER HUMANO

"O Homem é um ser social. O Ser, capaz de viver isoladamente ou é um Deus ou é uma besta, mas não um ser humano."
                                         Aristóteles



Revelações da poetisa Marília Gonçalves. Declarações recolhidas por D. Lacerda. Latitudes




6 comentários:

andrade da silva disse...

Marilia

É um grande prazer e uma honra maior tê-la aqui neste espaço e poder disfrutar da sua amizade e companheirismo.

Ah de quantas Msrilias o Mundo precisaria para ser outro, conquanto compreenda não a acompanhe no seu feminismo, como não acompanho nenhum machismo,o que também se compreende, porque não tenho dois cromossoamas XX, nem dois Y, sou um XY.

abraço
asilva

Marília Gonçalves disse...

você e os seus argumentos meu Capitão! ah ah ah!
o meu feminismo, como diz, nunca me virou contra o Homem, mas contra o machismo e contra o sofrimento dos oprimidos, neste caso oprimidas/reprimidas! O Jornalista Teodomiro Neto, comparou há vinte e tal anos o meu feminismo ao de Natália Correia,não sei se se justifica se não, mas o que sei, é que não combato o Homem, apenas deploro, que tal como vi meu pai e tantos amigos fazê-lo muitos e muitos outros homens não tomem partido, pela luta contra a violência de que tantas mulheres são vítimas, ou que lhes imponha silêncio a conveniência sob a capa do machismo, de se fazer servir, impondo assim à Mulher, dupla jornada de trabalho, porque depois de um dia de labor, como qualquer outro empregado seja de que sexo for, a mulher de regresso a casa, tem que ocupar-se da casa, da roupa, da comida, de compras... e acima de tudo, dos filhos, quando os tem, e aqui a Mulher é, educadora, professora, enfermeira, consoladora de mágoas, e desempenha em poucas horas um sem fim de profissões, a que poucos homens resistiriam, calmos e pacientes. Depois do que se espera da Mulher que seja toda sorrisos e mais umas coisitas...
Se querem,ao,fim do dia, reencontrar a Mulher de outros tempos, é tempo de abandonar, a vossa confortável preguicite, não é de ajuda suposta que vai transformar esse cansaço em gestos de Amor! mas a total partilha de tarefas e de responsabilidades, de desvelo e de cuidados, que pode dar a ambos o mesmo número de horas,de actividade por dia. Então, num pé de igualdade, no que toca o cansaço e o esforço despendido, será possível falarmos todos a mesma linguagem! Não é porque a Mulher reclama a igualdade de Direitos, que se vai transformar num homem nem o homem se transforma em mulher,muito pelo contrário, porque a partir daí, a Mulher terá muito mais tempo para ser Mulher e poder ser ela própria, o que o actual estatuto, não permite! E, quanto a tudo o mais, que vivam as diferenças! é apenas a igualdade de Direitos que aqui ponho em causa!
abraço, Companheiro e abraço a todas as Mulheres e a quantos combatem pela justiça e contra o sofrimento, a todos os os níveis.
Marília Gonçalves
Marilia

Marília Gonçalves disse...

volto caro amigo, Meu Capitao, para lhe agradecer o cumprimento, quero somente relembrar que o que hoje sou ou vou tentando ser, é simplesmente o que a educação que tive fez da criança que fui e que aprendeu a Resistir digna, hoje limito-me a seguir a estrada que essa menina, que soube o peso e o valor da opção abriu para a mulher que sou. Um tão belo caminho, que por ele sigo por gosto, mesmo quando mais difícil
é com a menina que fui, que vou seguindo viagem; como vê o mérito nem é meu, sigo uma pista apenas
abraço por Abril
Marília Gonçalves

andrade da silva disse...

Marilia

Combato todas as formas de violência, sei que a mulher é muito mais vitima da física que o homem, Considero a violência física ou psicológica contra as mulheres, as crianças, os idosos e mesmo os animais um crime que devia ser público, condenado com prisão efectiva, portanto não é disto que se trata.

Mas sim da abordagem da outra face de que muitas, muitas mulheres mesmo praticam a violência do disco riscado, do ciúme doentio, do jogo do sexo: agora não, agora talvez e outras práticas agressivas silenciosas, a da critica sistemática o que muitas mulheres, nem sequer reconhecem no setting da psicologia e calam.
É preciso falar claro. Eu adoro as mulheres e gosto muito mais delas do que dos homens mesmo termos de trabalho, mas combato as mitologias quer a feminista, quer as que endeusam os operários de uma forma universal, há operários heróicos muitos, mas outros muitos não têm dignidade nenhuma. Chamo os bois pelos nomes.

Julgo que o feminismo está em nunca se atacar os comportamentos de violência verbal, sexual e simbólica das mulheres e para haver um Mundo ao nível das famílias melhor é preciso corrigir os comportamentos disfuncionais, e isto exige abertura de espírito e também nas práticas sexuais há uma relação muito grande provada entre falta de plasticidade no comportamento sexual e a frustração na relação, donde as relações por fora, os desentendimentos e ano fim a violência e, nesta área a monogamia e a igreja Católica dão um grande impulso.

Obviamente que estou a falar dento do quadro da nossa civilização, porque o que se passa nas formas duras do Islão e em várias etnias é totalmente inaceitável e a merecer uma condenação sem quartéis, como sabe defendo um intervenção forte com todos os instrumentos mesmo o militar para libertar todas as pessoas e as mulheres de todas as formas de escravidão, sem reservas.

É sempre interessante vê-la a combater forte na defesa sua posição.

abraço fraterno
asilva

Marília Gonçalves disse...

oi Companheiro

admira essa amálgama feita sobre a mulher, ah ah ah!você é único; ah ah ha! o ciume até em defesa do "homem macho"! ah ah ah! você psi!...
ai que se não fora a sua bondade, iria dizê-lo mal intencionado, então isso que é? pois não me cabe a mim, leiga na matéria, vir aqui relembrar que o ciumento é a sua própria vítima e que a tortura que faz recair sobre o outro, é a que vive interiormente cada instante?! pois esse ciúme excessivo, mais precisa de tratamento e de ser tratado, que ser olhado como mera prepotência, ou existe sério risco de nunca o ver findar.
Ai e quanto ao sexo,as mulheres talvez tenham aprendido um jogo que sempre foi o vosso, do pegar e largar, mas enquanto vosso nunca vos incomodou! pois não? é de crer que nisso terão sido bons professores a que se aliaram todas as aquisições ligadas à matéria em que você meu amigo é especialista,a psicologia
e não é você que aqui no blogue faz colectivas declarações? estranha que haja quem lhe siga o exemplo?
ah ah ah, ainda bem que pelo menos consegue fazer-me sorrir: você sai-se com cada uma, Companheiro! ou está mesmo desconsolado...
A mulher continua a ser aqui vítima de ataques malévolos, ah ah ah ah, deve ser tique...ah ah ah
grande abraço Capitão
Marília

Marília Gonçalves disse...

se fico aqui a tratar ponto por ponto é que os comentários não aceitam que se estenda o pensar para além de palavras contadas.
Claro, que não há que endeusar a Mulher, já chegam para isso os filhos, que olham a mãe, como o ser perfeito,(ah os meus até têm razão: sou a maior, ah ah ah ah)pois é...mas isso é o que as pessoas muitas vezes pensam,o que as distancia do direito a uma vida autêntica, porque aceitam ser olhadas exclusivamente como mães e se esquecem da Mulher que nelas vive, muitas vezes aprisionada, pela renuncia de si!
Ter o direito de ser quanto somos, até ao olhar de nossos filhos, até isso, a Mulher tem que conquistar, para não ser obrigada a viver uma vida ao contrário da sua,como estátua presa no tempo.
Mas para além de todas as considerações, e correndo o risco de ferir o feminismo mais extremo, a Mulher, quer o queiram quer não, traz no seu ventre o cofre da vida, é com ela que a criança pequenina tem os primeiros contactos afectivos e sociais e dela aprende os primeiros ensinamentos da vida tanto familiar, como individual, bases da futura vida social e colectiva, se a Mulher é uma mulher repleta de feridas e mágoas, dalguma forma essas dores irão passar para os pequenos seres que entram na vida. Ora a Criança, por mais pequeninas que sejam suas mãos, traz nelas o Futuro! por isso cada ataque absurdo e violento contra a Mulher recai sobre a Criança e ataques que recai sobre criança reflecte-se noutra criança e isto numa ronda infernal, fonte de violência que nas ruas nos parece gratuita, mas que tem raízes profundas! O mas que aos outros fazemos, reflecte-se mais cedo ou mais tarde sobre todos nós! Seria pois prova de inteligência que todos compreendêssemos isso, desde as mães educadoras, que em casa, dão ou não, aos filhos a consciência do valor do colectivo e da incidência do comportamento pessoal sobre o comportamento dos outros. Que coisa! uma atitude tão simples, tão evidente, como pode haver quem a não siga?
Tudo está ligado, todos estamos ligados! A Paz de todos merece este trabalho de cada um para a compreensão do essencial! porque tudo está ligado!
abraço
Marília Gonçalves