quinta-feira, 29 de julho de 2010

CONTRA-CONTRAREVOLUÇÃO ALERTA N+12 ( PRÉ-FINAIS)


JOVENS E IDOSOS, COMO OS TRATAMOS?


" aos jovens e idosos com muita amizade, dor, carinho, solidariedade e revolta"




Em Portugal a desumanidade contra os jovens e os idosos está a atingir limites indescritíveis e insuportáveis.


A propaganda da RTP1, apoiada no programa de prós e contras e numa jornalista de completa parcialidade, face aos poderes constituídos, mente e traça uma realidade artificial do que é a vida dos jovens licenciados. Naquele programa promovem-se meia dúzia de licenciados de sucesso, e são mesmo só meia dúzia, e o seu sucesso está de facto no seu mérito, no seu pouco número e em outros factores conjunturais , onde, a sorte e o azar desempenham um papel não negligenciável.


A realidade nacional é que não há mercado de emprego em quantidade e qualidade suficientes para a totalidade dos cursos que os jovens escolhem por opção, ou por imposição do sistema, e, seja qual for o curso, as vagas no mercado são menores que a procura.


Claro que neste quadro negro, o sistema, os donos das empresas, para não serem designados como os responsáveis, por este estado de coisas, por não criarem empregos, lançam contra os jovens as empresas de recursos humanos, para fazerem selecções que em muitos casos são verdadeiras jogos de sorte e azar, para eliminarem jovens talentosos do mercado de trabalho, responsabilizando-os por não conseguirem o acesso ao emprego.


É de salientar que muito dos técnicos de selecção são seres humanos e técnicos bem formados que compreendem que as sessões de selecção são também momentos privilegiados de crescimento pessoal e ajuda. Sei-o porque o fiz, e conheço outros que o fazem. Só que paralelamente a estes grandes profissionais há gente de má índole, pessoas imorais que desrespeitam os outros, e fazem selecções tecnicamente erradas, incompetentes. O sobredotado Alain de Botton ( filosofo, ensaísta, novelista e critico literário e de arte) num desses processos de selecção foi reconhecido, como pessoa mediana.


Conheço por experiência própria a desumanidade e mesmo atitude imoral de alguns psicólogos, e outros técnicos, senhores todo poderosos, de vários serviços, até de um que chefiei, em que eliminavam pessoas, com o fundamento de que por terem sido tratadores de cães tinham mais a mentalidade dos bichos que das pessoas. Decisão imoral, ofensiva e ilegal. O que será a mentalidade dos bichos, quem a conhece, ou alguma vez a definiu cientificamente?


Ao nível dos jovens é preciso sem nenhuma tibieza designar os culpados pelo seu infortúnio, desde logo: o estado por não promover um desenvolvimento estratégico e por não ter nenhum planeamento adequado das formações técnicas e superiores às necessidades do país, depois todos os empresários e,ainda, cumulativamente o estado, porque não geram nenhum mercado de trabalho.


Nesta grave e desumana situação, como podem esses senhores, responsáveis por este estado de coisas, como o são os srs Belmiros de Azevedo, banqueiros, Ernanis Lopes e outros, muitos outros, barafustarem contra o estado empregador. Mas se o estado não empregar tanta gente excelente, o que propõem esses senhores, donos de Portugal e, ou bem instalados na vida?


Obviamente, que são este modelo económico e a generalizada incompetência destes senhores, os responsáveis por este desgraçado estado de coisas e não os jovens.


Ainda recordo a minha juventude dos 25 anos, aquando do 25 de Abril, em que por ser jovem e pelos jovens, e pela dignidade ao longo de toda a vida lutei, e, agora, com nojo e revolta vejo toda esta gentalha a fazer o contrário do que devia, e, ainda, por cima a a mandarem máximas de um moralismo hipócrita, afirmando que todo o trabalho é digno, como sejam os pagos a 450 €/ mês, muito bem inferior aos aperitivos que esses senhores consomem nos seus faustosos jantares, e a anos- luz do prémio desse grande profissional Carlos Queiroz que, apesar de não cumprir os objectivos e mandar para a c. da mãe funcionários do estado, recebe um bónus de 700 mil euros. Bónus que representa no meu caso, com três licenciaturas de 5 anos cada, todas com a classificação de Bom e uma série de outros cursos profissionais, 350 meses de vencimento, ou 21 anos de trabalho. Boa!


Só me admira que esta cifra de jovens não entre na de risco da miséria, será por vergonha desta ignomínia, ou porque o INE e o governo contam com a almofada dos pais para segurarem e susterem os efeitos desta terrível, medonha, imoral, inaceitável situação?


Tudo isto está claramente dito com uma linguagem académica, que não pode ser direta, e não chega à conclusão politica, por Magda Nico, no Monde diplomátique de Julho 2010 ( recomendo vivamente que se tornem assinantes deste jornal por 40€ ano. Vale a pena. Considero um acto de cidadania essencial, para quem puder disponibilizar esta verba), sob o título: A massificação da precariedade juvenil".


Quanto aos idosos são as pensões de miséria e a cada vez maior falta de cuidados de saúde, o que, torna as suas vidas num tormento sem fim. É injusto, vil para quem deu o melhor que sabia e podia durante a sua vida para os outros e sobretudo para o estado e os capitalistas que os esquecem.


O capitalismo será sempre imoral, porque defende o interesse de poucos e explora quase todos, todavia dentro da sua intrínseca imoralidade, não pode ser criminoso, nem pode converter os seres humanos em coisas . Os capitalistas estão obrigados a respeitarem os direitos humanos que são uma sua produção.


Preocupado com a dignidade da pessoa humana do nascimento até à morte lá vou apresentando, de tertúlia em tertúlia, propostas, mas quando não as atiram pela borda fora, e aplaudem, mesmo neste caso, nada acontecerá, a não ser a sua ida para o caixote do lixo, muito embora de um modo politiqueiro e descoordenado algumas iniciativas que se tomam aqui e além, seja dos homens dos bares, ou dos bispos tragam algo da essência dessa proposta que em Setembro publicarei neste blogue, o que, já uma vez prometi, mas esperei que os motores deste blogue pudessem fazê-lo levantar deste voo tão próximo do solo, não o consegui, nem quem o lê, terá feito tudo o que podia, e eis-nos, onde sempre nos encontramos. Portugal é assim, a natureza é assim, quem não nasce com o dito cujo, voltado para a lua, só leva com tormenta pela frente.Nada de novo.



andrade da silva



PS:

Fiquei enternecido com a bondade humana, antes de ser manipulada pela maldade humana, manifestada num programa de TV, quando o apresentador pergunta a um rapazinho de 5, 6 anos - se a tua tia ganhar muito, muito dinheiro, estavam em jogo 5.000 euros, o que lhe pedes? Doce e maravilhosamente a criança respondeu um gelado. Fiquei maravilhado e penso que os seus pais são maravilhosas pessoas. As maravilhas do Mundo eram 7, também as humanas não devem ser muitas mais.


Hoje fica-se a saber que Passos Coelho depois do tiro nos dois pés, perde votos para o PS. O rotativismo quase-eterno a funcionar. A esquerda ainda não entendeu que enquanto o PS e o PSD, penhorando os anéis mantiverem os frigoríficos cheios, dinheiro emprestado para a prestação do carro, da casa e para o lixo-luxo chinês e muitos euros para a manicura, o brandy e outros consumos tais, o rotativismo mantém-se. O que deve fazer a esquerda demonstrar que a seguir vão os dedos e que a factura vai ser paga pelos filhos e netos dos concidadãos actuais, com 30 - 40 anos, e pelos idosos doentes.