domingo, 13 de junho de 2010

ALERTA N+6


A SITUAÇÃO ECONÓMICA E MORAL INSUSTENTÁVEL DE PORTUGAL. SIM, BUT…


Estes últimos dias foram ricos em muitos acontecimentos, todavia sem os esquecer é necessário estabelecer alguma prioridade, e o assunto da insustentabilidade da actual situação da sociedade portuguesa é de facto um assunto imperativo.


Mas antes gostaria de referir, infelizmente umas más noticias, a primeira é que apesar de todas as esperanças em Obama, mesmo depois de receber o Nobel da Paz está a incarnar a personagem de Diabo da morte, com a criação dos seus “drones”, aparelhos não pilotados, para assassinarem supostos terroristas e quem por perto estiver.


Condeno sem nenhuma relutância os movimentos terroristas a Al Qaeda e tenho fortes dúvidas sobre a natureza do Hamas. Todavia é imoral usarem – se métodos do tipo terrorista para os combater. E depois nunca se sabe quando estes “drones” que tornam o abate de pessoas num jogo de computador não acabarão por vir a ser utilizados pelos EUA para outros fins, no assassinato de meros opositores ao Império.


Para além dos “drones”, Obama, recentemente aumentou o arsenal bélico americano com um míssil cruzeiro hipersónico. Devia-lhe ser retirado o prémio Nobel da Paz, está a desonrá-lo.


Também houve no dia 11 de Junho uma cerimónia de homenagem ao Gen. Vasco Gonçalves e as pessoas que estiveram presentes identificam-se politicamente, maioritariamente, com o Gen. do PREC que muitos de nós conhecemos, e que de um ponto de vista da praxis politica foi mais retratado pelas palavras de Casanova, o que, não confirma que Vasco Gonçalves fosse ou não do PCP, ou que estaria a receber recados daquele partido e a executá-los. Simplesmente significa que Vasco Gonçalves esteve nas lutas concretas, como muitos outros militares, em cujo grupo me incluo, mais perto do PCP do que outros, pelo simples facto da ligação concreta do PCP com os reais problemas dos mais desprotegidos ser mais efectiva.


Naturalmente que a família do Sr. Gen. tem todo o direito de exaltarem as qualidades do seu pai e parente. Não podem é fazer parar o seu pensamento e prática politica num antes do 25 de Abril, em que o Gen. Vasco Gonçalves, como muitos outros, em cujo grupo me incluo também depois 72/73, olhávamos como melhor solução para Portugal um modelo de democracia nórdico, e muito menos porque algumas vontades mudaram, porque também os tempos mudaram, não podem é querer mudar os tempos passados. Já passaram e seria desonroso querer forjar um santo tipo Mandela.


Não. Até 2003/2004 o Gen. Vasco Gonçalves numa conversa que teve comigo manteve a mesma posição ideológica, politica e militar sobre todos os acontecimentos militares e civis anteriores. Isto não deve ser mistificado.


A INSUSTENTABILIDADE DO PAÍS OU DO SER?


Quanto à nossa insustentabilidade da situação portuguesa, é evidente que isto iria acabar mal, e ainda pode acabar pior, e quem o avisou em 1º. lugar foi o Gen. Vasco Gonçalves há 36 anos, quando dizia que Portugal vivia acima das suas posses, o que se agravou em muito, nomeadamente com os governos em que Cavaco Silva foi ministro ou primeiro-ministro. Como ministro temos no ano de 1981 um défice de 8.7 e no princípio da década de 90 temos défices entre 6.3 e 8.1 com Miguel Beleza e Catroga, consequentemente, o descalabro vem de longe.


Naturalmente que a situação é insustentável, porque hoje de um modo generalizado, abrangendo 80% ou mais da população os gastos com bens de consumo de toda a espécie, desde os alimentares, aos plasmas, passando pelos automóveis são excessivos, o que, obriga a um sobreendividamento das famílias, através dos cartões de crédito. Facto que por sua vez leva os bancos e o governo a se endividarem junto da banca internacional para manter um nível de vida, aos portugueses, completamente artificial.


Portugal com a sua baixa produção e produtividade com a quase completa destruição da produção agrícola, pescas e, mesmo, industria, não pode suportar nem os vencimentos médios e muito menos o endividamento externo para alimentar esta apetência consumista esquizofrénica dos portugueses, que os leva a ser dos maiores consumidores de plasmas, altas fidelidades e telemóveis, etc.


Com a destruição de sectores importantes da nossa indústria tradicional, que não foram completamente recuperados por industrias tecnologicamente mais avançadas, com a destruição da agricultora e pescas, dependemos para quase tudo do estrangeiro, mesmo nos produtos que exportamos vai incorporado muita material importado, pelo que feitas as contas à riqueza que entra pelo que exportamos, as receitas do turismo e as remessas dos emigrantes, e o que importamos: energia, alimentos, manufactura, o défice á assustador.


Para vivermos de acordo com as nossas possibilidades o défice externo deveria ser zero, como aliás deveria ser a dívida de todos nós. Ora quem deve o carro, as férias, o comer que come, a roupa que veste, o telefone que usa está a viver acima, ou muita acima das suas possibilidades.


Ora isto é óbvio, e quem nos salva e ao mesmo tempo mata, pois não há bons samaritanos, é quem nos empresta o dinheiro, mas quem nos empresta quer reavê-lo com significativo lucro, daí que quando isto não pode ser satisfeito surgem as ameaças e os FMI, e a este imbróglio europeu em que nos meteram não podemos fugir, como Jerónimo de Sousa refere na sua entrevista ao jornal I, (discordo da sua posição e da sua visão quanto às eleições presidenciais, porque nunca 9% dos votos poderão levar qualquer candidato à 2ª. volta, é evidente).


Todavia Jerónimo de Sousa não esclarece muito bem o porque desta impossibilidade de fugirmos ao que a Europa nos reserva, mas, na minha opinião, é muito simples.


Se não nos emprestarem dinheiro temos de viver, nós e o Estado, com o que temos, o que seria um grande estrangulamento, mas o mais grave é que se tivermos de viver de acordo com a riqueza que produzimos, o nosso vencimento médio teria de cair para o actual mínimo, e o mínimo para um nível ainda mais baixo. Deveriam fazer as contas e falarem-nos claro. Não serão estes os trágicos números que Cavaco Silva conhece, mas mantém ocultos.


Mas tudo isto é por culpa da Europa?


Não, obviamente, que não. A questão da insustentabilidade moral é Nacional, cá dentro aumentaram o saque do exterior comandado pela Alemanha e França, mas sobretudo o saque é feito através de um conjunto de empresas multi-nacionais, de que, entre muitas outras, podem referir-se a Sony, HP, Nokia, Nintendo, e as que se vão deslocando para a China, impregnadas de uma cultura organizacional totalmente despida de qualquer respeito pela dignidade humana.


Há mesmo quem diga que em muitas multi-nacionais impera a ideologia nazi, pelos seus proprietários serem admiradores e, ou, sobreviventes do 3º Reich, interessados na instauração do IV. Mesmo que as coisas não vão tão longe o certo é que aquelas empresas exploravam os chineses nas chamadas cidades-empresas, obrigando-os a 12 horas trabalho dia, num regime de produção semi-militar, com um vencimento mês de 100 euros, o que levou a vários suicídios de trabalhadores, chineses, gente habituada à pobreza e à crueldade.


Porque o dinheiro que circula em Portugal não corresponde a nada, a sua garantia é a União europeia, se saíssemos da EU cairíamos a pique numa miséria inimaginável, por isto, temos de aguentar e perceber que se não produzirmos para consumirmos e exportarmos, estaremos sempre em maus lençóis, e neste trágico quadro lá nos vão safando os 700 mil emigrantes, sobretudo jovens licenciados e qualificados que nos deixaram, diminuindo a pressão social, mandando divisas, mas também deixando o país mais pobre em massa critica.


Todavia o termos de ficar na EU vai-nos obrigar a fazer muito para que Portugal mude, o que não acontecerá com o PS e PSD, mas também a uma grande aliança com o Povo Espanhol, Grego e o Francês, apesar dos franceses estarem a ser poupados, para que a Europa mude e não se fascisze, o que, ainda pode ser mais difícil.


Vivemos numa grande ilusão que pode acabar numa grande tragédia, conquanto aqui não se façam profecias de fim de século, do Bandarra ou de Nostradamuz. Tudo são cenários probabilísticos, alertas que em vezes anteriores com maior ou menor intensidade se verificaram, e que, agora, espero que se evite o desastre, e um dos modos de o fazer, é desinquietar os espíritos, porque muitos como os que morrem nos jogos de computador do Sr. Obama, só dão por isso, quando já lhes vai um bracito pelo ar.


13 junho 2010

Andrade da silva


PS: Há dois anos que o blog avenidadaliberdade da A25A foi suspenso para se reestruturar. Agora como Costa Martins já está morto e enterrado e a A25A homenageia o Primeiro-ministro que Costa Martins serviu é tempo de ressuscitar o blogue.


Um grande viva às sardinhas, ao tinto, às lindas mulheres de Portugal que só têm um grande defeito, não acharem que eu… enfim… Quanto peno… mas amo-vos, e ao conjunto Deolinda que são padrinhos da marcha de Benfica e uma grande banda, a cujo parto assisti.

4 comentários:

Jerónimo Sardinha disse...

Caro Andrade da Silva,

Bem! Bem! Bem!!!

Muito do que dizes, concordo.

Outro, nem tanto.

Mas estou de acordo em que tudo, tudo, tem de mudar. E rápido, sob pena de irreversibilidade e dano maior.

Quanto a Vasco Gonçalves, concordo e discordo.
Tenho um texto em preparação sob o assunto e a figura.

Grande Abraço,
Jerónimo

andrade da silva disse...

INFORMAÇÂO às amigas e amigos leitores

A este post seguir-se-à, como parte II e totalmente integrante desta visão da insustentbilidade da situação Portuguesa, um seguinte, mas, agora, por força dos pilares fundamentais da moralidade, dos valores e dos padrões do comportamento ético, legal e probo, do sistema democrático e do regime Republicano estarem corrompidos de um modo grave. Muito grave.

GiaSantos disse...

Relativamente aos envolvimentos dos capitães de Abril com partidos políticos apenas sabemos das opções que tomaram e do rumo que tentaram dar ao País.
Mas tudo isso aconteceu há muito tempo e o caos em que nos encontramos é, na minha modesta opinião, consequência de políticos ambiciosos e da cambada de abutres que os rodeiam.
Em termos de modelo, acho que podemos inventar um para nós, se também não tiverem hipotecado a nossa imaginação. Mas falando a sério nunca me preocupei com o modelo que teríamos que seguir, sempre sonhei com uma sociedade mais justa em que todos tivessem igual oportunidade de acesso ao ensino, ao trabalho e liberdade de expressão.
O ensino está na confusão que se vê e emprego só para os do partido.
A única coisa que nos ficou foi a liberdade de expressão, o que também já é relativo quando vemos muitos dos nossos jornalistas condicionados por correntes políticas ou/e financeiras.
Continue meu amigo, que pelo menos o direito de podermos dizer o que pensamos não desapareça.
Um abraço.

andrade da silva disse...

cara Gia

não desejaria somente exercitar o meu, o nosso, direito a falar, conquanto a isso se reduza esta minha actividade, que é dura, para quem como eu, nem gosta lá muito de digitar.

Todavia isto é um modo de fazer um quase diário que algumas amigas e amigos lêem.

Quanto ao que fomos e ao que somos, claro que para o próprio pode ter pouco interesse,sobretudo se já não está entre nós.Todavia o que cada um foi em vida pode ser utilizado de um modo desenroso por quem ainda vive para fins do seu exclusivo interesse.

Não é por acaso que 200 anos depois ainda se discute se Marx foi ou não o fundador do Comunismo, percebe-se que isso pouco interessará a Marx e a muita outtra gente, mas interessa à luta politica entre cidadãos fora das orlas dos partidos comunistas e a estes por causa da defesa ideologica de quem representa quem ou de quem é quem, e isto não é uma coisa de somenos importãncia.

Em abstracto quase todos desajariam uma sociedade como descreve, mas o problema é dos caminhos, ou de como resolver essa questão se o nosso PIB der per capita 600/ 700 € que são as tais contas que ninguém quer fazer e mostrar ao Povo, ora quem ganha abaixo dos 600 €, estará contente, mas os outros e mesmo os que ganham 600 se passassem a 700, mas sem possibilidade de recorrer ao crédito bancario aceitariam de bom grado a nova situação?

Portanto há graves opções a fazer e terão de terem um fio idelogico e politico condutor e será sempre preciso deter poder para mudar o que quer que seja na sociedade.

É evidente que nada disto este blogue contém, até porque em Portugal pensa-se em quase todos os assuntos de um modo clubista, sem quase nenhuma autonomia.

Em portugal o autoritarismo e o pensamento único ou semi- único é campeão.
Naturalmente que como tantas vezes tenho dito racionalmente é pouco compreensível porque não me calo.
Mas aqui estou...
abraço
asilva