sexta-feira, 12 de março de 2010

A VIDA, A JUSTIÇA E O MUNDO: COSTA MARTINS


Costa Martins partiu ontem, estiveram no seu funeral alguns, muito poucos, homens de Abril, entre outros estiveram presentes camaradas seus de sempre, o Costa Neves, seu grande amigo, como Costa Martins me confidenciou entre Março e Junho de 2008, o Contreiras, o Cuco Rosa, o Pardal, o Duran Clemente, Otelo, Almeida Contreiras,  o inseparável comandante da marinha sempre presente (cujo nome, de um modo imperdoável não recordo, mas ele na nossa idade é o mais notado, porque ocupa muito mais espaço, pesa bem mais e, por força disto tudo. fala mais alto, todos te conhecemos e estimamos, teu nome ao vento vou perguntar) e o Carvalhão.

Ao Carvalhão já não via há muitos anos, mas nunca me esqueci da visita que lhe fiz ao Ralis, para onde foi preso após o 16 de Março de 1974. Fiquei contente por o ver e por saber que era leitor deste blogue e que reconhecia-me no que aqui escrevo, como o mesmo de sempre, obrigado, dizendo  depressa e de um modo chão o que tenho para dizer, o que, exige do leitor compromisso e implicação..

Também é por esta inteireza que oculto não por omissão, mas por dúvida outras presenças de outros camaradas de Abril que pelo menos nunca se mostraram muito interessados em defender a honra deste nosso camarada no blogue da Associação 25 de Abril que após publicação da última carta de Costa Martins (e que trabalho deu para que a mesma fosse publicada) fechou em 13 de Junho de 2008, para reestruturação, que até hoje não se efectivou.

Mas logo que a liberdade de expressão sem peias chegou àquele blogue deixaram de postar textos o Cor. Matos Gomes, por causa do contraditório com Duran Clemente, aqui, Vasco Lourenço ainda interveio defendendo o contraditório, depois saiu Pezarat Correia, porquê ?... e, ainda, Gertrudes da Silva, porquê? … Que importa?...Fizeram-no no uso da sua liberdade, ou da sua tendência de liberdade, enfim … grandes feitos…

Costa Martins foi um homem de uma coragem incrível, uns dirão de um mau feitio que ultrapassa o mundo, seja como for, este homem no período em que conversamos mostrou-me toda a documentação que o ilibava da calúnia do desvio de dinheiro ,(a) e ainda da sua recusa em bombardear aldeias africanas com Napalm. Este facto mereceu-lhe um processo para expulsão da Força Aérea por loucura. Pretendeu o Estado Maior da Força Aérea obter esse desidrato através de uma Junta Hospitalar de Inspecção, todavia, segundo o próprio Costa Martins, o psiquiatra terá dito que se louco havia era quem o acusava de tal enfermidade. Um psiquiatra de coragem e ética.

Falou-me ainda do seu papel no 25 de Novembro de 1975, e que tendo saído a última vez de Belém para ir cumprir uma missão às ordens de Costa Gomes, que lhe terá telefonado antes e lhe comunicara que não sabia muito bem em que situação se encontrava em Belém, se em liberdade ou preso. A missão levava-o aos pára-quedistas, para onde já não se dirigiu, porque foi perseguido por um grupo de civis armados de cujas intenções desconfiou, e, assim , os despistou em Benfica e, aqui, entrou na casa de um amigo, donde partiu para Angola.

Em Angola, aquando do golpe de Nito Alves, é identificado pela policia secreta Angolana, sem provas, como apoiante de Nito. É preso e esteve à beira de ser executado, porque as palavras de Agostinho Neto contra estes insurrectos apontavam claramente para o seu fuzilamento,segundo Costa Martins . Escapa por um triz a esta sorte macabra e depois por intervenção do general Eanes, Melo Antunes e Vasco Lourenço (b) também diz que interveio, é libertado. Seja como for a história de Angola mantém-se num certa penumbra, ao abordá-la com outros camaradas que lá estiveram só me foi possível, ouvir estas palavras: isso foi muito complexo, ponto. O que querem dizer estas palavras?....

Nestas conversas Costa Martins mostrava-se muito preocupado com a situação do país, mas referia que seria preciso cerrar fileiras em redor de uma personagem que não tem desempenhado nenhum papel decisivo nesta crise, conquanto a revista visão se diga que através de uma entrevista, na minha opinião, muito gaga, concedida a Judite de Sousa se mostrou um grande estadista. Discordo da revista Visão, como discordei em 2008 de Costa Martins quanto a esta personagem. Mas claro, como todos os que fazem que andam, mas não andam, são quem marca pontos, estará, talvez, tudo certo.

Mas, Costa Martins também foi o Ministro do trabalho que lutou por conquistas sociais importantíssimas para os trabalhadores, mas poucos estiveram neste último adeus, todasvia um deles era o Inocêncio de Vendas Novas, iria até ao fim de Mundo para estar no funeral. Honrosamente estiveram presentes Carlos Carvalhas – não nos conhecemos, somos estranhos um para o outro – e Casanova, honraram o PCP, que teve também como suas bandeiras estas justas causas, e honra-se com a sua defesa.

Partiu Costa Martins e quanto choro a sua partida com as suas muito queridas filhas, filho, mulher e demais família e com o seu amigo do coração Costa Neves, um amigo sincero, porém Costa Martins parte aos 72 anos, num Portugal desigual, apesar de tantas lutas, um Portugal que se esqueceu de Abril. Quem viu o funeral de Ramiro Correia e participou no de Costa Martins, compreenderá do que falo. Com Ramiro Correia as ruas eram pequenas para tanta gente, embora Ramiro Correia não tenha feito tanto pelos trabalhadores Portugueses como Costa Martins, mas, então, eles estiveram lá, mas ontem não, porquê?... Silêncios, capelinhas, disputas, mas sobretudo muita, muita injustiça.

Mas neste dia que parte Costa Martins vivemos sob a ditadura terrível dos Bancos, o signo das guerras, da crise, do desemprego, da falta de respeito pelos direitos das crianças, por manifestações sociais na Grécia, pela duplicidade na politica internacional, com empresas dos EUA a apoiarem o governo fascista do Irão, presos de delito de opinião em Cuba, e na Nigéria são massacrados 500 cristãos por fanáticos muçulmanos e o mundo roda, como se só houvesse um Sol livre e bonançoso. Todavia quando ele nasce também mostra o muito sangue inocente que nestas noites da e de civilização se vai derramando.

Camaradas, companheiros um abraço.

COSTA MARTINS! OS TEUS FILHOS SÃO BELOS COMO O SOL. VALEU A PENA TERES NASCIDO E SERES PAI. DEIXASTES A TERRA MUITO MAIS RICA E UMA MELHOR HUMANIDADE. ELES AMAM-TE ETERNAMENTE E ISTO É O QUE MAIS CONTA. NÓS TAMBÉM OS AMAMOS.

andrade da silva

(a) Costa Martins sempre me confidenciou que no Ministério do Tralho no tempo do Ministro Tomás Rosa o comportamento deste foi escorreito, e que o processo de inquérito que lhe moveram por causa do destino das verbas do "Dia de Trabalho para a Nação, tinha sido rigoroso e justo, feito  por um instrutor reconhecido como conservador (muito) ,e que o ilibava de todas as acusações que segundo ele  foram uma cabala que os nove lhe montaram, contando com a  cumplicidade da comunicação social YURD  como já antes era e se mantém inalterável até hoje.

12 comentários:

Anónimo disse...

e a roda continua dois anos depois





JOVENS ALEVANTAI PORTUGAL

Porque Portugal é o país mais desigual e socialmente injusto da Europa





Esta é a dramática verdade, verdadinha, que os que andam a pagar a crise sabem, porque lhes sai do corpo e dos bolsos. Todavia os banqueiros, sobretudo os que ganham fortunas, como o Sr. Jardim Gonçalves, os grandes patrões, como os Srs. Belmiros de Azevedo, os Srs. da CIP; os comentadores com sanha e peçonha aos funcionários públicos e os governos ao serviço destes senhores, andam a esconder, mas só os papalvos se deixam enganar.

Como seria possível, não ser assim, se Portugal, sendo um dos países com menor PIB, per capita, é onde se vendem mais moradias e apartamentos de luxo; melhores carros top gama e cilindrada, a portugueses; se fazem mais viagens a Patagónias e outros destinos de férias caros e exóticos; há mais restaurantes de luxo sempre cheios etc.etc., obviamente que com Ferreiras Leites, Bagões Felix’s, Cadilhes, Bragas de Macedo e o actual governo o país tem regredido para o mais vergonhoso terceiro mundismo económico.

É preciso dar a volta a isto. É preciso que os jovens políticos dos quadrantes do humanismo, nomeadamente do PS e os sociais- democratas, porque estão na área da Governança, animados pelo espírito de justiça social que é uma das bandeiras do PS e da social-democracia, dêem a volta necessária e imperativa a este estado de coisas.

Portugal não pode ser um paraíso fiscal para os bancos e os patrões gananciosos. Portugal tem de ser um país moderno, não pode copiar o que tem de pior os Estados Unidos, ultrapassando-o em injustiça, isto, é uma vergonha, e revela que só somos bons alunos a aprender o que não serve a Portugal e aos Portugueses.

Portugal tem de aprender com os países nórdicos, o que da minha parte insistentemente venho a dizer desde 1973, aquando, da preparação das gloriosas acções para pôr termo à mais obscurantista ditadura da Europa, bem mais tacanha e atrasada cultural e economicamente que a de Espanha.

Os jovens, a juventude socialista e social-democrata não podem continuar indiferentes a esta realidade que está a matar o mérito, a excelência, a classe média e a desesperar todo o salariato e os pobres.

Vamos mal, muito mal. A paz social não se assegura por estes caminhos, mas os novos caminhos não passam por tecnocratas insensíveis à realidade social, como a Sra. Manuel Ferreira Leite que para conquistar as bases do PSD, descobriu durante a campanha que a palavra humanismo seduz, só que queremos a sua prática, o que não foi o caso desta senhora nos vários cargos ministeriais que desempenhou.

JOVENS ESTE É O VOSSO TEMPO, ESCUTAI O QUE DIZEM OS QUE VOS QUEREM MUITO BEM, E FAZEI O QUE DEVE SER FEITO.

Como um dos jovens tenentes que em 25 de Abril 74 com convicção ajudei ao parto do “DIA INTEIRO”, confio em vocês para a CONSTRUÇÃO DO PORTUGAL INTEIRO, de todos e para todos.

JOVENS ESTE É O VOSSO TEMPO, TOMAI O NOSSO TESTEMUNHO, DAI BOA CONTA DELE PARA BEM DE PORTUGAL E DOS PORTUGUESES.

Abraço-vos solidariamente.

Andrade da Silva
23 Mai. 08

Marília Gonçalves disse...

COMPAHEIROS

Hà algum temo atràs, também eu aqui no blogue me dirigi aos jovens de Portugal
e tenho que chegar a uma conclusão em vista dos resultados obtidos, quer por Andrade da Silva (bons-dias Capitão, quer por mim ou emissor não está a funcionar como devia ou o problema é do receptor, porque como podemos verificar as mensagens existem, a prova está à vista!
Li no que narra Andrade da Silva sobre o funeral de Costa Martins, e vi que continua a haver Capitães de Abril, parece-me que trocas de impressões entre todos os queriam ver reerguer Abril, não fosse má ideia, porque isto de estarmos aqui a escrever em 8 partir dum ponto e voltar ao mesmo, não nos vai levar a parte nenhuma.
Talvez Abril como o sonhamos nao torne a ser, mas ficar como estamos é impossível!
é urgente e absolutamente necessário atingir a Juventude de Portugal, com as difíceis experiências que vivemos e vimos viver antes do Glorioso 25 de Abril de 1074!
A Internet não chega! é preciso ir ter com os jovens, com os camponeses, com os pescadores,
é preciso que os jovens não pensem que o repetimos não é uma lengalenga, mas um aviso sobre uma realidade de que eles serão as vitimas, pela falta de direitos e por este caminho pela palavra silenciada.
é antes que é preciso agir! Antes que seja tarde
Agora unidos ainda podemos muito, mas depois, quando quem soube como o fascismo se introduz adocicado e hipócrita, já cá não estiver para gritar Alerta,aí então será demasiado tarde e nem sei como sairão de tal horror, com todos os meios de que os fachos disporiam hoje, tecnológicos e científicos!
Vamos hoje a Luta ainda é possível! é urgente agir

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

GLORIOSO 25 DE ABRIL DE 1974

(desculpem mas ando a ver pessimamente, sempre com lágrimas nos olhos)

Marília Gonçalves disse...

OLHA!
raios me partam! ou fazemos algo depressa, e bem pensado e estruturado ou é melhor a malta deitar-se ,à sombra da bananeira
(que num país de bananas não deve faltar)

agora com os HOMENS SEM SONO:
Capitães! tragam novos Capitães! é preciso reconquistar Abril!
Tem que haver uma saúda
! tem que se ser eficaz!
Adiante, tomem a palavra! é preciso acordar o povo, chega de sofrimento ou em breve chegaremos a servos da gleba!
Portugal tem que ser o Pais de Abril!
abraço
Marília Gonçalves

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
andrade da silva disse...

Pois eis a questão a Internet não chega e os demais palcos estão ocupados por aqueles que sempre lá estiveram e de lá não saem e isto não ata, nem desata e vai continuar assim por tempos infinitos: 50% de abstencionistas, 30 a 40% ora votam PS ou PSD e os demais dividem-se pelo CDS,PCP E BE, esta é a roda o resto são tentativas que falham.

Quamto aos tais capitães de Abril a contar pelo número dos que estiveram presentes no funeral de Costa Martins, tenho dito, ponto.

asilva

Marília Gonçalves disse...

é chamar a malta jovem
bem sei, que as motivações não são as mesmas, mas em todas as geraçoes e tempos a juventude pode ser generosa
é preciso acreditar e unidos!

quanto a quem me manda fazer sopa, olhe que um caldinho verde ia mesmo a calhar! ah ah ah ah
rir com os tolos ah ah ah ah
Marília

Marília Gonçalves disse...

ai meu Capitão, não podemos pôr ponto, isso é o que eles querem!
Sabe quantas vezes, enquanto menina, ouvi dizer que o salazar nunca caia? nem têm conto
mas se calhar tantas como ouvi dizer
que "isto está por pouco, não tarda cai!)não estranhem salazar estar escrito em minúscula, mas é um prazer que não me posso negar!
Vamos a levantar o moral!
Vocês são os invencíveis Homens de Abril
acreditaram e conseguiram uma vez
e Andrade da Silva, não é você que diz, meu Capitão que os Spartacus sempre se libertam?!
e é um facto! por isso vamos todos erguer o olhar, até para fazer justiça aos que nos deixaram a defesa de Abril como herança
VAMOS! tudo a acreditar!
façam alianças à esquerda
temos que ganhar!
abraço de Abril
Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

independentemente dos sentimentos e da estima por Costa Martins, que nada altera

aqui fica um poema
é de luta que se trata, mesmo pela honra dos que partiram

espero que ao menos os versos atinjam o alvo, ou então escrever também não serve de nada
e se nada serve de nada, senão é que já estamos todos mortos!


Por um antifascista morto

quatro se levantarão

navio que ao chegar ao porto

deixa entrar luz no porão.

Assim surgirão mais vozes

no verbo multiplicar

denúncia contra os algozes

contra a febre de matar.

Na voz do antifascista

há gritos de Liberdade

pra que cada um resista

e seja fraternidade.

Que no amor mais profundo

os povos sejam irmãos

para que haja paz no mundo

para nos darmos as mãos.

Que nos importa que o sol

que nos dá tanta alegria

seja diferente arrebol

em cada pele que nascia...

Cada terra, continente

tem sua própria cultura

cada um de nos tão diferente

mas no espírito abertura.

Sermos quem somos, tal qual

mas ver no que os outros são

um direito natural

em usos religião.

Mas sempre o mesmo respeito

deve unir um povo a outro

desdenhando o preconceito

inventando mundo novo.

Não ter medo de falar

de trocar opiniões

cada um de nos a escutar

as mais diversas razões.

A querer compreender

sem nunca impor, partilhar

para poder ver vencer

o novo dia a raiar.

Por isso não há quem vença

o que morrer convencido

por cada morto apareça

um povo de olhar erguido.

Não passará o fascismo

onde couber a razão

abramos ao altruísmo

as portas do coração.

A batalha será ganha

a Paz será a vitória

essa cruz, nojenta aranha

não mais entrará na história.

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

ai pobre Marília desculpem mais uma vez, nao era senão, mas sim então!
Marília

Marília Gonçalves disse...

ideias sem desistência

incrível!


aminharadio.com - News aos utilizadores

Envio de Newsletter periódica com informação sobre alterações, novos conteúdos ou informações importantes.

Note que o envio desta informação não é regular, acontece apenas sempre que existam informações dignas de nota.


Durante os 8 anos de existência do site, com destaque para a alteração introduzida em 2006 com a utilização de um gestor de conteúdos, sempre demos destaque à interacção com os utilizadores/visitantes.
Tem sido graças a eles que o site cresceu, é deles, é vosso, grande parte do conteúdo publicado.
A interacção continua, com destaque para a publicação de comentários aos conteúdos, fóruns, blogs pessoais, galeria de fotos, etc. Também é possível a partilha em algumas redes sociais, com realce para o Facebook e para o Twitter.

A pesar disto, sentimos que faltava uma forma de publicação mais interventiva, quer em quantidade, quer em qualidade, fora dos parâmetros editoriais do site. Havia a necessidade de aproveitar o conhecimento que muitos têm sobre a rádio e utilizá-lo de forma colaborativa.
As "wiki" são uma forma simples, prática, intuitiva e funcional de publicar conteúdo de forma colaborativa. A “Wikipedia” levou ao extremo esta simplicidade, abrindo caminho para a utilização da mesma plataforma num âmbito temático mais restrito.

O nascimento da
"Wiki Rádio"
Sentimos a necessidade e tivemos a ideia. Também já temos a plataforma, agora falta a vossa colaboração na "Wiki Rádio".
Esta plataforma pretende disponibilizar conteúdo sobre a rádio em qualquer uma das suas vertentes: Artigos sobre história, técnica, passado, presente e futuro, sobre o digital ou o analógico, biografias, programas, música, locutores, etc.

A "Wiki Rádio" nasceu agora, ainda não tem conteúdo, por isso conta, desde já, com a vossa colaboração na adição de textos e fotos, para que se crie o Maior repositório em português sobre esta paixão que, malgrado os anos, ainda não se desvaneceu.

A simplicidade
A forma de publicação é igual à usada na "Wikipedia", podendo ser anónima ou feita por utilizadores registados. Preferivelmente deverá ser feita por utilizadores registados, mas qualquer um é livre para publicar, editar, acrescentar, corrigir, etc.
Está disponível ajuda para publicação e uma página para testar, experimentar, perceber como funciona, antes de passar à publicação definitiva.

Usem a "Wiki Rádio", ela é vossa e, se bem utilizada, será certamente, a melhor ferramenta de partilha e conhecimento sobre este tema.

Visitem-na em http://wiki.aminharadio.com
Está a receber esta Newsletter porque se registou como utilizador em www.aminharadio.com.
Caso não pretenda receber informações periódicas sobre actualizações e notícias do site, por favor, clique no link existente no rodapé desta mensagem ou envie um mail ao administrador indicando essa vontade.

A rádio tem uma paixão assim!
Visite: http://www.aminharadio.com

andrade da silva disse...

Cara Marilia

compreendo o fervor e o entusiasmo todavia será preciso entender a dinamica própria de vida e de um blogue, não será por muito se comentar o mesmo post que a realidade se altera, pelo contrário até pode diminuir a recepção da mensagem, porque o leitor do blogue não tem muita disponibilidade para ler longos textos, portanto os comentários devem se feitos com economia.

abraço
asilva