quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

POR TI MADEIRA.


Exmo. Sr. PRESIDENTE DO GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA.

Como Madeirense, com família a residir no Funchal, a quem não aconteceu nada, mas que ama os Madeirenses, a Madeira, o Funchal, tenho seguido com lágrimas e dor a grande tragédia que caiu sobre a Madeira, e espero que, como acabou de dizer o Sr. Dr. Alberto João Jardim, nunca mais se provoque a natureza, quer nas serras, quer nas ribeiras e na orla marítima, muito embora, a natureza, por vezes, atinja um grau de fúria incontrolável, como neste caso. Mas e sempre a natureza tem de nos merecer grande respeito.

Todavia como residente em Lisboa, como antigo Militar e psicólogo Militar a quem, o Governo Regional da Madeira, através do meu antigo colega de liceu, e amigo que prezo, o Dr. Brasão de Castro, prestou o maior apoio quando por volta de 2004 fizemos aí um grande trabalho de investigação, e, porque avalio que há concidadãos nossos que precisam de apoio psicológico, fiz, nesse sentido, no uso dos meus direitos e deveres de cidadania e de um grande amor à nossa Terra, um apelo ao Sr. General CEME e aos governantes que refiro no e-mail que junto envio.

Se o apelo de apoio psicológico for considerado como pertinente, julgo que deverá ser formulado pelo Governo Regional, todavia, como psicólogo, sugiro esse apoio a tanta gente em estado de choque.

Os meus sentimentos pelas mortes, mas com a certeza que nós, os Madeirenses, como Portugueses, como e com Portugal voltaremo-nos a erguer e com mais RESPEITO pela natureza, e, assim, A MADEIRA HÁ- DE CONTINUAR A SER UMA LAPINHA DURANTE O DIA E UM SONHO À NOITE. MAS TAMBÉM PERANTE A FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA, DOS RICOS E DOS POBRES, DOS DE UM PARTIDO OU DE OUTRO, SERIA IMPORTANTE ENCONTRAR-SE NA TÃO PEQUENA-GRANDE MADEIRA UM MODO DE CONVIVER MAIS DE ACORDO COM A NOSSA ALEGRIA E GENEROSIDADE INTRÍNSECAS. ESTA GRANDE TAREFA, SEM RECURSO À SANTIFICAÇÃO DAS PESSOAS, PODE SER POSSÍVEL, AGORA, NESTE MOMENTO DE GRANDE TRAGÉDIA, QUE PODERIA TER CEIFADO MAIS VIDAS, SE OUTRO FOSSE O DIA OU A HORA.

Um madeirense em Lisboa que chora a tragédia

andrade da silva


PS: E.mail enviado ao Sr. Presidente do Governo Regional da Madeira, em 23 Fevereiro. Número de solidariedade 760100999, Divulgue



5 comentários:

Anónimo disse...

Perante a tragédia que põe a nu as fragilidades do modelo de desenvolvimento da Madeira, tema quase proibido, emerge o Portugal solidário. Suspendem-se as hostilidades políticas que encheram horas nos noticiários dos últimos tempos. A Madeira terá todo o apoio de que necessitar, apoio político e recursos materiais e financeiros, nacionais e comunitários, necessários a uma rápida reparação dos efeitos da tragédia. O continente não regateia meios no apoio à Madeira e os “cubanos” choram a morte dos seus irmãos madeirenses. Mas na Madeira o líder do governo – sem escândalo dos aprendizes/defensores da liberdade de imprensa – apela à contenção da comunicação social, subliminarmente auto censura, esquecendo que as notícias para a média das democracias liberais dependem tão só da importância dos acontecimentos.

http://absorto.blogspot.com/

andrade da silva disse...

Todos somos um povo.Os madeirenses sentem-se POVO PORTUGUÊS, o resto é politica flamista.

Obviamente que debaixo da chuva e dos escombros fica até um dia, talvez até todo o sempre, soterradas todas as verdades incomodas que todos calarão.

Ninguém olhará os perigos que se mantêm, porque desta feita a grande quantidade de chuva tudo lavará.

Morreram 39, 42 ou 48 uma contabilidade, espero que sejam as últimas mortes,onde de algum modo possa estar um erro grave humano.

asilva

afonsino com tomates quando faz falta disse...

"OS POLÍTICOS E AS FRALDAS DEVEM SER MUDADOS FREQUENTEMENTE PELA MESMA RAZÃO"

EÇA DE QUEIROZ


aqui neste caso do sr Jardim(zoológico visto estar mais que podre e bichado? APLICA-SE ABSOLUTAMENTE ESTA IDEIA!

FIM DO REINADO! Viva a República!

num reinado familiar só a eles se pode e deve pedir responsabilidades por tanta incúria que originou tanto sofrimento e tanta dor!

Povo da Madeira corre com eles, sao eles os teus carrascos!
que me perdoe o Sr asilva o desabafo

afonsino com tomates quando faz falta

Anabela disse...

porque vamos tendo notícias das lojas dos comerciantes mas continua a não entrevistar-se o povo mais pobre?
isto é o que queremos saber que se passa com os indefesos!

Anabela

andrade da silva disse...

Anabela

Pediremos, já pedi ao sr. Secretário dos recursos humanos que não os esqueçam.

abraço
asilva

E.mail Governo Regional Madeira

gab.vp@gov-madeira.pt