sábado, 13 de fevereiro de 2010

APELO URGENTE À NOBREZA E AO CARÁCTER NUCLEAR DO PS.



EXPRESSO ESTA RIDÍCULA, MAS GENEROSA E INGÉNUA SOLICITAÇÃO:


“ QUE TODOS O QUE SÃO NOBRES DE CARÁCTER E DEMOCRATAS NO PS QUE LEIAM ESTE APELO E O PASSEM AOS DEMAIS. SERIA UM BEM PARA O PS, MAS SOBRETUDO PARA PORTUGAL”




Será que à alma sobrante do PS de nobreza e carácter ainda não acudiu a necessidade de combater as várias falácias:

» a de que existe liberdade de expressão. É evidente que dizem isto os que têm um longo repertório de vozes de donos, são polilofónicos, porque a verdade é que cada vez mais os órgãos de comunicação social estão nas mãos do poder económico que, lá, vão permitindo a liberdade de expressão, aos que apresentam naipes do CDS, PSD, PS E BE, e aos demais foi um vento que lhes deu;

» a das vítimas e paladinos da liberdade de expressão que agora são quase todos, e muitos ontem proclamavam que era uma patetice falar da falta de liberdade de expressão, agora, competem, entre si, para ver quem é mais vitima. Acrescento que conheço o que a censura, em 13 de Junho de 2008 foi mandado calar um blogue da associação 25 de Abril, para sanear as vozes incómodas, muito embora, nesse blogue se dissesse que era para falar livremente, sem peias, mas era só para os amigos; num outro blogue, porque tinha um pensamento divergente com o seu dono fui implicitamente criticado, e finalmente num jornal do Algarve, porque apareceu outra administração, alterou-se a linha editorial, o que também já aconteceu no Diário de Noticias, e, também por razões politicas ou ideológicas, o grande paladino da liberdade de expressão, da ocasião que passa, o Sr. Manuel Fernandes, afastou alguns comentadores do jornal Público. Resumindo nesta área há muito praticante da censura;

» a falácia de que o que importa discutir é somente o desemprego e a economia, obviamente que estes são as questões mais importantes para a maioria do povo. Todavia são questões fundamentais do Estado de Direito o funcionamento do Estado, como e a quem são distribuídos os cargos mais importantes nas empresas públicas; como é que as empresas públicas e privadas financiam as campanhas eleitorais, etc? Qual a natureza e a qualidade da nossa Democracia e do Estado de Direito? E estas questões têm de ser discutidas, porque os dinheiros desviados dos cofres do estado para as trafulhices acabam por faltar nas escolas, hospitais etc.

» a falácia dos aspectos formais, o não conhecimento formal por parte do governo das intenções de compra de televisões etc contra os factos, e ainda a falácia da menção de censura contra o governo, que, obviamente, só poderá ser avançada depois do PSD resolver a sua questão interna, e que, portanto, a estratégia será a de deixar o governo cair de podre, prejudicando a democracia e a imagem do país. É evidente que a estratégia da direita e da extrema-direita é criar todos os dias novos casos que o vasto desvario, profundo sentido de impunidade e de posse do poder total permitiu ao Sr. 1ºMinistro praticar, real ou supostamente. É de admitir que sobre o 1º Ministro podem recair muitas mentiras ou verdades que o PS pode desconhecer, mas há uma notícia que muitos militantes do PS conhecem bem, se é verdadeira, ou falsa, a de que o Sr., 1º Ministro por mau feitio dava cabo todas as semanas de um Telemóvel, como a Visão, on-line revela?

E para além disto:


Será que o PS ainda não viu que muitos dos seus amigos de ontem, estão de facas afiadas para alterar a actual situação politica em favor da direita e da extrema-direita?

Será que o PS ainda não viu que quanta mais areia atira para todas as questões que o jornal SOL revela, cada vez mais, torna obscuro este assunto com total prejuízo para a Democracia, para o governo, para o partido e para a esquerda em geral?

Será que o PS ainda não viu que hoje os seus detractores usam os próprios argumentos que o senhor Eng. Sócrates usou, aquando de casos idênticos com o 1ºMinistro Pedro Santana Lopes?

Será que o PS ainda não viu que se ontem só falavam do condicionamento da liberdade de expressão o jornal SOL, o Público, a SIC e a TVI, hoje, são todas as estações e todos os jornais?

Será que o PS ainda não viu que está a perder toda a iniciativa, e que o governo só sabe atirar areia para cima destes assuntos, e não consegue sair da zona de morte da própria emboscada que criou?

Será que o PS não percebeu que hoje todos os jornalistas se apresentam como profissionais condicionados pelo poder político?

Será que o PS ainda não viu que quanto mais se atrasar na resposta forte e novo, nesta matéria, criando mesmo um novo governo, ou elegendo novo secretário geral do PS, pode perder não só o governo, mas poderá, o que é mais grave, fragilizar irremediavelmente a democracia, e entregar o poder à direita e extrema-direita que obviamente estão a forçar todos os recursos legais e sobretudo a sua comunicação social, que é quase toda, para ganhar o poder, o que acabará por acontecer se o PS se mantiver à defesa e enredado numa mortal culpabilidade, porque nem defende de um modo motivado o seu secretário geral, como deveria acontecer se cresse que havia uma acção mancomunada contra o 1ºMinistro, nem procura esclarecer todo este enredo de compra de órgãos e de dinheiros de empresas para as campanhas do PS, como sejam os 750 mil euros pagos ou a pagar pela PT para essa figura celestial, o jogador Figo, intervir nas campanhas do PS. MY GOD, sem comentários.

O PS não deve esquecer nenhum destes pontos, num contexto de grave crise moral, ética, social e politica, e deve assumir as responsabilidades que lhe cabem, e reunir com a máxima urgência os seus órgãos de direcção para definir novos rumos, ou esclarecer claramente toda esta vergonhosa história. Manter-se na posição de atirar areia, ou de silêncio e completa imobilidade será a curto ou médio prazo um completo desastre para o PS e para a esquerda, e o grande responsável por tudo isto foi o autismo, o medo e a falta de coragem que se instalou no PS de dizerem o que deviam dizer ao Primeiro Ministro e Secretário Geral do seu partido.

Por tudo quanto acontece os mais responsáveis são os pseudo amigos do primeiro-ministro que alimentaram o seu narcisismo, o mito do animal feroz, e que também acabarão por abandoná-lo, como os seus amigos jornalistas, que agora só se queixam do condicionamento ao exercício das suas funções pelo poder.



O PS NOBRE, DEMOCRÁTICO E DE ESQUERDA DEVE AGIR E SAIR RAPIDAMENTE, COM ENERGIA E NOVAS SOLUÇÕES DE ESQUERDA, DIGNIDADE, DE DIREITO E DE JUSTIÇA SOCIAL, DA ZONA DE MORTE DA EMBOSCADA QUE CRIOU, E SOBRE A QUAL CAÍU.

Nobre povo do PS não podeis deixar atolar o país neste vergonhoso pântano, que é de ontem, de hoje e de amanhã se não se quebrar a coluna vertebral a hidra neo-liberal do capitalismo de desastre, como Naomi Klein define em “ A doutrina do Choque”, editado por SmartBook, 2009, capitalismo este, entre nós representado pelo centrão + CDS = desastre, corrupção, delapidação, no interesse de alguns, da coisa pública.


andrade da silva 13 fev 2010



PS: Que se enamorem muito entre si, e também se descubra uma nova e luminosa saída para PortugaL, para que a nossa Pátria/ Mátria/ Frátria, seja a(o) namorada(o) dos nossos dias, enquanto portugueses.


4 comentários:

andrade da silva disse...

Cara Eulália Miranda

Agradeço as suas palavras colocadas no comentário à carta de Rosalina. Um dia destes falarei do heroismo do Povo alentejano nos dias da Revolução do 25 de Abril. Revolução matada com os canhões do 25 de Novembro, esta a verdade histórica que escondem e que ninguém quer assumir, porquê?
abraço
asilva

Cidadão pronto a participar! disse...

Alerta está

não esquecer que a extrema direita soube organizar-se logo no 25 de Abril de 74 e que o Rapazote a 26 de Abril juntava já as suas forças no norte de Portugal.
ou o Rapazote caetanista estava a par antecipadamente do golpe do 25 de Abril ? o que implicaria conluios e alianças entre quem?
Seria interessante desmascarar e trazer à luz do dia o que tem estado na sombra estes anos todos, para QUE ENFIM SEJA DITO EM ALTO E BOM TOM? O NOME DE CADA TRAIDOR DE Revolução de Abril

Cidadão pronto a participar!

andrade da silva disse...

Da minha parte farei e direi, vou dizendo da história que conheço no terreno, porque aqui como no futebol há o jogo jogado no terreno e os jogos na secretaria.

Sei é que no Alentejo os movimentos sociais nada têm a ver com as secretarias do Conselho da Revolução e que no concreto o que se passava nas unidades militares não é o que consta dos livros publicados, mas sei também qua foi nas secretarias do dito Conselho da Revolução que desenharam o golpe que exterminou tudo o que havia nos movimentos sociais o que seria positivo e negativo, na base do que está a apatia geral em que vivemos. E se tudo não morreu em termos da democracia participativa deve-se ao poder local, até agora com os planos paricipados que pelo menos em teoria são importantes, mas se para conseguir uma alteração são precisas 7000 vozes, então, só estamos a falar de ideias para inglês ver.

Hoje em principio não há rapazotes com mercenários, hoje a luta desenrola-se no campo da informação e da conquista de aderentes, para através do voto, da cidadania que não se esgota no voto, se mudar um pouco todo este estado de coisas que é muito menos hostil para os portugueses em todos os campos que o das ditaduras.

Portugal mudou muito e as piores politicas de hoje, ainda são nelhores que as melhores políticas ditatoriais de ontem, como das de hoje.Há graves falhas no estado de direito e na justiça social, mas podemos alterar esta situação, quanto mais pessoas o quizerem.

abraço
asilva

Contacomigo disse...

O Andrade da Silva focou um ponto interessante, que devia ser aproveitado pelos movimentos populares e sociais em Portugal. A democracia não se deve esgotar com o voto de 4 em 4 anos. Durante o espaço de tempo que separa esses actos de cidadnia podem ser feitos muitos estragos, alguns mesmo de defícil reparação, para a a democracia.
É preciso exigir-se mais sufrágio universal na constituição portuguesa, aquela que já foi uma das mais progressistas da Europa!
Na Alemanha, no país onde vivo actualmenmte, também começa a nascer um movimento nesse sentido. Essa exigência também é apoiada por partidos com assento no Bundestag (parlamento federal). Em Portugal também, creio haver condições para formar uma frente para salvar o que resta do 25 de Abril. E os capitães e soldados que se identificaram com as visões na altura criadas têm uma obrigação de se pronunciarem sobre esta temática.
Mais informações em http://www.mehr-demokratie.de