sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

BELMIRO DE AZEVEDO - O POBRE COITADO!



Belmiro de Azevedo, que parece o Vasco da Gama dos tempos de hoje, tem, nesta semana, a grandiosa revista Visão a seus pés, para dizer com muita verdade da qualidade de ditadores, jotinhas e outras coisas dos nossos políticos, e para declarar que sendo rico é pobre.

MY GOD, CRUZES CANHOTO! Até me benzo, com a mão esquerda, porque sou, ou pretendo ser de “la sinistra”, e depois de ter comungado milhares de vezes, rezado dezenas de terços com braços em cruz, alguns em noites de Inverno, cheio de medo e frio no Terreiro da Luta/ Funchal, junto de nossa senhora, nos idos de 1960, quando aquilo metia medo ao susto, não vivia ninguém por ali, tornei-me agnóstico, por causa da discriminação classicista que o padre Vidal fazia no Centro Académico, a cujo secretariado pertencia.

Fui também secretário diocesano da Juventude Escolar Católica (JEC), e fiz dois cursos de cristandade, sem nunca ter feito qualquer confissão pública, os meus actos sexuais solitários de adolescente, só a mim diziam respeito , estivesse ou não, a pensar na minha querida e angélica Ângela, linda como a Lua, apesar de ter uma perna mais curta. Esta era a real, no imaginário amava a Marisol .

Mas Sinto que valeu a pena e as minhas orações foram ouvidas por nossa senhora, em que, a do Socorro, é a minha madrinha, também não sei porque carga de água, devia ter sido baptizado na Sé Catedral e fui na Igreja de Nossa Senhora do Socorro. Será que não fui na Sé, por ser só para fidalgos? Não sei, e não o vou saber, a minha mãe já não está apta a revelar o que se passou, que também não é muito importante, o que é singular e com valor, é que quando me cruzo com um Católico mais jovem crente e bondoso, virtuoso, dou por muito bem empregue as minhas orações. E penso como seria diferente o mundo, se a maioria dos católicos acreditassem em Deus e praticassem os dois mandamentos fundamentais do Amor de Deus: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo, como a si mesmo.

Mas voltando ao Sr. Belmiro, onde e quando tem um comportamento de pobre? Se alguma vez o foi, já o esqueceu, há muito. Pode é ser forreta, para não dizer outra coisa, mas isso seria patologia, psicopatologia, e até é um comportamento diferente do dos pobres que costumam ser gastadores.

Quanto aos políticos ditadores e empresários que temos estamos falados. Será que o entrevistador não conhece qual o sistema de trabalho nos supermercados Continente, quanto ganham as operadoras de caixa, qual o seu regime de trabalho?

Estes senhores bem podem ir pregar para outro lado.

Todavia os sindicatos de facto têm de fazer muito mais e melhor, têm de primeiro libertar as pessoas da alienação e do medo, e têm de fazer sentir aos escravizados que os patrões, como o Sr. Belmiro e o governo só entendem a lei da força dos milhares em luta, a clássica, a de todos os tempos. O poder não mudou nada, e para o provar aí está o caso dos professores, em que o governo cede em tudo até na valorização do mérito.

O Sr. Belmiro fundamentalmente só tem contribuído para o aumento da divida externa, através do consumismo, e para retirar ao usufruto dos tais pobres, espaços importantes, como o de Tróia. De facto destes ricos com o seu quê de franciscanos o rincão de Santa Comba está cheio.


Já agora quanto enriqueceu o senhor com a crise? De qualquer modo espero que um dos projectos em que votei já esteja a ser financiado pela Sonae, é um bom acto, que louvo.

Quanto Sr. Manuel Fernandes, ex-director do Público, bem poderia ir para o Iraque fazer um jornal de apoio à invasão daquele país pelos americanos, e sobretudo constatar o progresso ou caos daí resultantes.

Obviamente que concordo que Sadam, o presidente do Irão, 1º Ministros de Israel, os dirigentes do Hamas e outros deveriam ser presos por forças da ONU e julgados no TPI. Defendo a ingerência interna, sob a bandeira da ONU, para defender e impor o respeito pelos direitos humanos.

Defendo que todos os governantes que cometem crimes contra o seu povo, e apoiam por laxismo a corrupção, ou são corruptos devem ser julgados e presos nos seus países, mas quando estes são incapazes de o fazerem deveria um Tribunal Internacional substituir-se à justiça interna.

Mas também ficamos a saber que o Sr. Belmiro não apoia nem o Bloco de Esquerda, nem Manuel Alegre, e, aqui, o seu jornal não lhe segue o gosto… coisas…Que se cuidem…

De qualquer modo tenho pelo senhor Belmiro alguma consideração, porque diz o que muitos pensam sobre os políticos. Só é imperdoável o endeusamente que faz dos maus empresários que temos, onde, o senhor Belmiro é um também um pouco diferente. Não sendo um defensor dos shoping`s, tenho de reconhecer que em alguns existem obras muito bonitas, jardins de encanto, como acontece no Colombo, e que se não fossem pessoas, como este empresário nunca o Tuga conheceria.

Claro que poderiam haver outras alternativas, mas quando estas não surgem, é bom haver estes ricos arrogantes que fazem alguma coisa, para enganarem os plebeus, mas que lhes dá fruição e prazer, tal e qual, como na prostituição, como dizia Jorge de Sena, na sua última entrevista, quando questionava, como seria a vida para os desgraçados desamados por todas, e que só as prostitutas lhes dão alguma coisa, se a prostituição não existisse?

Por isso as amo, embora não seja cliente, é uma impossibilidade psicológica quase absoluta, mas amo-as, pelo trabalho humano que fazem, perante a crueldade do desamor que deserda muitos homens e mulheres de toda a pinga de afecto, ou de libertação da imaginação libidinosa – e quanto os meus terços de braços em cruz podem ter contribuído para a rigidez dos pensamentos e das posturas no acto sexual ?

Neste perverso negócio odeio com igual força os homens que as exploram, e o mesmo se passa na prostituição geral e global dos negócios da “city”, quando as minhas irmãs e irmãos e eu próprio sou explorado. Detesto - odeio, ponto - os exploradores que nada tem a ver com os empreendedores, estes, respeito-os.

asilva

5 comentários:

Vesgo da injustiça disse...

Será?
ou tou zonzo!...
mas verdade verdadinha às vezes não parece!
Raio! não parece não! é que não é mesmo!!!!!!!!!!!!!!
ou tá muita bem disfarçada!!!

Vesgo da injustiça

Unknown disse...

Olá,
Se me permitirem, o Belmiro de Azevedo, depois de mais uma vez, exibir a sua majestuosa capacidade, de pseudo-anarco-capitalista moderno, nos canais (tentáculos) da comunicação, mercece ser promovido de pobre (cidadão contribuinte) passa então a POBRE COITADO!

Abraço,

Pierrot le fou

Anónimo disse...

Parar. Parar não paro.
Esquecer. Esquecer não esqueço.
Se carácter custa caro
Pago o preço

Pago embora seja raro.
Mas homens não tem avesso
e o peso da pedra eu comparo
à força do arremesso.

Um rio, só se for claro.
Correr, sim, mas sem tropeço.
Mas se tropeçar não paro
- não paro nem mereço.

E que ninguém me dê amparo
nem me pergunte de padeço.
Não sou nem serei avaro
- se carácter custa caro
pago o preço.

Sidónio Muralha

Fantasma disse...

Muito bom mesmo, gostei e prometo voltar, alias vou inscrever-me no blog. Boa continuação!

andrade da silva disse...

cara leitora (+ uma)

Seja bem-vinda e traga mais 5, 10, 20, se possível um milhão de gente que queira fazer desta terra uma terra sádia, com uma democracia aberta, larga, fraterna para todos os portugueses de honra, trabalho e mérito.
abraço
asilva