quarta-feira, 22 de julho de 2009

CORRUPÇÃO- A BOMBA ATÓMICA CONTRA A DEMOCRACIA.



Nesta pais de brandos costumes, com a quase totalidade dos cidadãos distantes de tudo o que é cidadania - para a maioria esta reduz-se a sobreviver, e tanto melhor se por perto houver uma cartão de crédito, e se possuir uma casa hipotecada que dizemos nossa, um carro a prestações, férias pagas em 5 prestações, como a benemérita agência de viagens Abreu oferece - os governantes e outros banqueiros, grandes empresários fazem o que lhes dá na real gana.

Como a especulação e a corrupção são tão vergonhosas e evidentes, é preciso que alguns senhores, embora tardiamente, façam algum ruído, para que tudo fique na mesma, e, então, ouvimos o Sr. Oliveira Martins a falar, agora, que o Tribunal de Contas deve ter mais poderes para aplicar multinhas , isto é, uma aldrabice de milhões de euros terá uma coima de umas centenas de milhar, logo o saldo é: o crime compensa.

No entanto o Sr. Oliveira Martins diz algo de mais substantivo não se pode combater a corrupção sem o levantamento do segredo bancário, diz, parece que parcial e com a criminalização de alguns crimes de enriquecimento ilícito, parece que alguns ficariam de fora, ainda fala do fim dos offshores, tarde mas acabou por falar. Mas o Sr. Oliveira Martins ainda diz algo de substantivo: CRIMINALIZAR.

Noutro lado do quadrado fala o Sr. Ministro das Finanças, proclamando que o nosso sistema financeiro está sólido. Por agora já se sabe dos jogos escuros do banco comercial, do BPN, do BPP, de uns negócios esquisitos da Caixa Geral Depósitos; e ainda a operação furacão não acabou, páginas tantas já foi arquivada; há uns milhões de crédito mal parado; e mais não se sabe, porque o banco de Portugal não vê nada que os inspeccionados não queiram mostrar e ,ou o Banco Portugal não queira mesmo ver, mas apesar de tudo diz o Sr. Ministro que o sistema financeiro está de boa saúde, porque apresenta resultados positivos. Pudera! Pagam impostos amigos e aplicam sobretaxas aos clientes e, também e, sobretudo, porque é uma pequena banca que não permitiu uma grande internacionalização e a defendeu da hecatombe.

Só que tudo isto é uma história do capuchinho vermelho que só serve aos irmãos Metralha instalados e acantonados em todos os sectores da economia e das finanças, porque o que há é fazer, é COMBATER A CORRUPÇÃO COM TODOS OS INSTRUMENTOS DISPONÍVEIS JUDICIAIS ( O APARELHO JUDICIAL PRECISA DE SER SANEADO DE ALTO ABAIXO) E ADMINISTRATIVOS, ÓRGÃOS DE REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E CONSELHOS DE ÉTICA ROBUSTOS, MUITO ROBUSTOS E SERVIDOS POR GENTE POBRA QUE VENHA DE FORA DO PRÓRIO ESQUEMA DA CORRRUPÇÃO E DAS SUAS PIRAMEDES, como o caso do BPN revelou e tão bem a revista Visão ( nº de 4 de Junho) retratou.

PORTUGUESES é preciso dizer basta, só há um caminho CRIMINALIZAR estes grandes crimes, destes GRANDES CRIMINOSOS, como aconteceu nos Estados Unidos com El Capone e com Madoff, porque é desta gentalha que estamos a falar e não de SRS. Doutores e Excelências. Excelências de quê, porque estiveram a ganhar milhões para gerirem falências, porque estiveram em negócios fraudulentos que deram mais valias de milhões a grandes amigos, como a revista Visão já referida ilustra.

Na teia do BPN de acordo com o referido organigrama encontram-se personalidades como: Oliveira e Costa, Dias Loureiro e outras grandes figuras públicas em exercício de funções, mas, então, como pode estar por cá tudo bem?

Será que o Tribunal Constitucional, ou o Conselho de Estado não teriam de investigar, questionar-se sobre qual o significado de alguns membros do conselho de estado aparecerem nesta teia?

Mas não, ninguém pergunta nada, isto, é uma verdadeira reinação. Não sei como vai sobreviver sem que se acabe com a democracia e a liberdade de expressão e imprensa, apesar do alto controlo a que está sujeita. Mas como na imprensa do centrão também jogam em consonância com os interesses do PS e PSD, lá vamos sabendo alguma coisa, o que estupidamente só prejudica os negócios de ambos, e, ainda bem, porque o país ganha. Exactamente por isto a aliança total entre PS e PSD seria fatal para o país, porque desde logo passávamos a ter uma imprensa 100% do Regime. Os jornais época, de outra época, e os seus clones. Um regresso ao passado que alguém de Belém já sugeriu.

Todavia a solução para PORTUGAL É DIGINIFICAR A DEMOCRACIA E O DESENVOLVIMNTO, o que exige eleger políticos dignos e competentes que promovam um justo desenvolvimento do país, apostando no que nos torna mais ricos e menos endividados, e internamente se faça uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida, premiando o mérito e a excelência , e apoiando com dignidade os indigentes.

Com esta vocação e com este imperativo e desígnio se apresentou aos Portugueses a Nova Esquerda, mas só com os portugueses poderá fazer o que é preciso fazer de diferente e mais digno.

O PROBLEMA NACIONAL Nº1 DO QUAL RESULTAM TODOS OS OUTROS É O DA INDIGNIDADE COM QUE SE GEREM OS RECURSOS NACIONAIS, E SE DEIXAM IMPUNES OS CRIMES DE CORRUPÇÃO.

A QUESTÃO É MUITO SIMPLES: OU ACABAMOS COM A CORRUPÇÃO A TODOS OS NÍVEIS: MILHÕES DE EUROS QUE CORREM DO OGE PARA AMIGALHAÇOS; TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS, IMPUNIDADE DOS RICOS E PODEROSOS, CHANTAGEM PSICOLÓGICA E SERVIDÃO; OU A CORRUPÇÃO VAI REDUZIR ESTE PAÍS A UM PAÍS DE MISERÁVEIS, GENTE DESEMPREGADA, BRUTA, SEM CULTURA E SEM ABRIGO. MAIS UNS 10 a 15 ANOS NESTE CAMINHO DE DESVARIO NACIONAL E SEREMOS UM PAÍS DO 3º MUNDO SOB UM REGIME DITATORIAL.

Não há nenhuma hipótese económica e ou politica de não ser assim, aliás, cá estaremos todos, se todos fizeram vencer a actual partidocracia que não resolve nenhum dos estrangulamentos do país, triste será o nosso futuro.

Andrade da silva 18 Julho 09

Sem comentários: