sexta-feira, 24 de abril de 2009

25 DE ABRIL


Tenho saudades!!!!

Tenho saudades duma madrugada de Abril!!!

Tenho saudades duma Primavera cheia de esperanças e sonhos.
Tenho saudades de ver o povo na rua sorrindo, falando, exprimindo sua alegria.
Tenho saudades de militares com armas apontadas para nada.
Vivi num dia o que se esperava há anos.
Não parecia real. Aos poucos as incertezas, o desconhecido e o receio foram
dando lugar a certezas, desejos, caminhos diferentes para andar.
Devagar, devagarinho percorri ruas, lugares, olhei os outros, sorri, vivi
emoções.
Os militares de Abril e nós éramos um só.
Tenho saudades!!!
E andei por entre a multidão, por entre carros de combate, cobertos de cravos,
por entre militares com sorrisos.
Éramos um povo em festa.
E aqui não posso, nem quero esquecer os militares de Abril. Conheci alguns de
corredor e rotina, conheci outros do meu quotidiano, refiro em especial o
Coronel Carlos Clemente e o Coronel Andrade da Silva, foram eles e tantos
outros que mudaram o meu passado, para o meu presente.
Não quero nem devo esquecê-los
Não podemos esquecê-los.
Tenho orgulho em tê-los conhecido.
Tenho saudades!!!
E Abril foi acordando muito de mansinho e de mansinho foi chegando a nós.
Falou-nos. Falou de aspirações, falou de futuro falou de progresso, falou de
paz, falou de certezas.
Será que ouvimos?
Tenho saudades!!!
Tenho saudades do carinho de Abril, da primavera de Abril.

Foi há 35 anos.
Em 25 de Abril de 1974
Lembras-te?

Fernanda Neves

6 comentários:

Marília Gonçalves disse...

Companheiros e Amigos, leitores do blogue

Saudades sim de Abril!
Mas Como disse o Andrade Silva eterno Capitão de Abril, Abril é quando o Povo quer!
Apenas a muitos falta alguma memória
E Abril como Fénix renascerá de suas cinzas eternamente.
Quem pode esquecer a Justa Bondade de Então?
A Fraternidade tão cantada por todos nós pela e com a voz do Zeca Afonso?
Esse sorver de Liberdade, esse aprender a respirar com Ela, por tanto tempo privados, foi uma nova Vida e para muitos uma aprendizagem. Um novo Olhar sobre Portugal e sobre o Mundo!
Todos somos alunos! Queremos aprender Abril de Novo
Viva o 25 de Abril de 1974
Eternamente

Marília Gonçalves

Marília Gonçalves disse...

Companheiros e Amigos, leitores do blogue

Saudades sim de Abril!
Mas Como disse o Andrade Silva eterno Capitão de Abril, Abril é quando o Povo quer!
Apenas a muitos falta alguma memória
E Abril como Fénix renascerá de suas cinzas eternamente.
Quem pode esquecer a Justa Bondade de Então?
A Fraternidade tão cantada por todos nós pela e com a voz do Zeca Afonso?
Esse sorver de Liberdade, esse aprender a respirar com Ela, por tanto tempo privados, foi uma nova Vida e para muitos uma aprendizagem. Um novo Olhar sobre Portugal e sobre o Mundo!
Todos somos alunos! Queremos aprender Abril de Novo
Viva o 25 de Abril de 1974
Eternamente

Marília Gonçalves

Anónimo disse...

TAMBÉM TENHO SAUDADES

Comemoraram-se os "35 anos do 25 de Abril" ou seja da Revolução dos Cravos. Revolução pacífica que alterou o Regime. Viveu-se então um período emocionante, de grande exaltação e de gratas recordações colectivas. Também tenho Saudades. Muitas Saudades. Lembro-me, que nessa altura todos nós apresentávamos um semblante de felicidade. Era vulgar ir-se como transeunte num passeio e constatar-se que as pessoas pediam licença quando desejavam passar à frente. Curiosamente, mesmo sem se conhecerem, eram atenciosas umas com as outras. Havia efectiva preocupação e interesse pelo bem estar do próximo. Havia Simpatia. Havia Calor Humano. Havia como que uma Cumplicidade. Havia realmente Solidariedade. E, havia sobretudo uma enorme ESPERANÇA NA MUDANÇA.

Como então foi salientado pelos Capitães do MFA, responsáveis pelo 25 de Abril, preconizavam pôr em prática o processo dos três Ds: Democratizar, Descolonizar, Desenvolver, significava pois ir ao encontro das ambições preconizadas durante décadas pelos Resistentes Anti-fascistas.

No entanto, passados trinta e cinco anos, sobre a Revolução, ainda é necessário repensar posições e continuar empenhadamente a lutar por um Portugal mais Fraterno, mais Justo e mais Solidário. Caso contrário terá sido em vão o esforço e risco de vida dos Valorosos e Heróicos Capitães de Abril ao restituírem ao País a Liberdade Democrática.

Na Pessoa do Coronel Andrade da Silva, então Militar de Abril, que muito admiro, presto a minha Profunda Homenagem e Imensa Gratidão a todos os CAPITÃES DE ABRIL
MUITO OBRIGADA E BEM HAJAM
VIVA O 25 de ABRIL.
VIVA PORTUGAL.
Maria José Gama

andrade da silva disse...

Obrigado caras Amigas

Por vós, por muitas pessoas honestas e maravilhosas,pelo meu filho valeu a pena, nunca será em vão o preço que muitos pagaram, e nestes incluo-me. Paguei muito caro o meu empenhamento com: deportação, prisão ( só falam dos anti-fascistas,mas eu fui preso em 1976 e fui condenado estando inocente) preterido por duas vezes nas promoções, perda de antiguidade no posto de major e coronel,rotulado de ser comunista do PCP, seis anos a ser julgado em Conselho de disciplina por causa o PREC, mas valeu a pena por vós e pelo meu filho, por mim nem tanto,como o curriculo testemunha.

Obrigado e um abraço amigo
andrade da silva

JNunes disse...

Boa tarde.
Tenho 31 anos, não vivi o famoso Abril de 1974, tenho uma visão muito própria desse marco.
Dos parcos conhecimentos que tenho do Movimento, penso que os Capitães queriam era uma definição por parte do Governo do seu Estatuto, isto é, entre os Académicos e os Melicianos, um claro movimento coorporativo, classista, em defesa dos interesses próprios (e não do Povo).
Quanto à reacção do Regime foi inesperada, ninguém estava a contar que este não oferecesse resistência, a ideia era negociar, mas depois como não reagiu, tiveram que improvisar o Marechal António Spínola.
Quanto a Abril considero que destruíu o MEU PAÍS, A MINHA NAÇÃO, pois permitiu a ascenção de pessoas sem escrúpulos, que destruíram uma NAÇÃO.
Acredito que a História irá repôr a verdade, e, os Soares, os Almeida Santos, os Ferreira do Amaral, entre outros, irão pagar o seu preço.
Quanto aos Capitães de Abril, o Capitão Salgueiro Maia, um dia confidenciou a um amigo "...se soubesse que era para isto, não teria feito nada...".
Até sempre...

andrade da silva disse...

Caro Nunes
Obrigado pela colaboração,face à importância do conteúdo do comentário respondo com o post carta.

asilva