quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NASCE A ESPERANÇA DE UM DIA INTEIRO, MAS....



Em que crê realmente Barak Obma?
Mas o que quer Barak Oboma?

Se for sincero sabemos que quer paz, liberdade e desenvolvimento para a América e para o Mundo, e, contrariamente, ao que alguns comentadores vesgos dizem, de facto, de um ponto de vista psicológico e sociológico, Obama é um líder emergente Mundial, pode fundar uma corrente mundial invencível para o bem e para o mal.

Obama pode ser um líder espiritual e político do Mundo, intervindo ,através das novas tecnologias e das orientações politicas e sociais, para as populações do Mundo que o podem seguir, até, em fúria, destituindo governos de linhas desumanas.

Obama pode mesmo fundar um religião, pode fundar o Céu ou o Inferno, e terá seguidores aos milhões em todo o Mundo.

Ele é também um líder, por excelência, do Mundo da Comunicação, tem uma figura esbelta, jovem, bem falante, com discursos emotivos fortes. Ele é um super-herói da comunicação de massas, e mais o será, porque a sua vida está sob a mira de um qualquer atentado assassino. Ele também já é o mártir, o cordeiro pascal, antecipado, razão porque terá mais áurea divina. Ele simbolicamente é um sintagma vivo com uma força espiritual potencial inigualável. Nem Mandela, nem Luther King, nem Cristo provocarão, nos próximos tempos, tantas emoções e sentimentos como ele.

Mas o que pode realmente Obama?

Sabemos que até o calarem pode pronunciar um discurso novo, pode ser humano, descendo às pessoas, falando com elas, comendo às suas mesas, mandando e-mail’s, e, isto, é já uma revolução que a burocracia não poderá conter, e se quiser fazer frente a este líder emergente terá de o liquidar, ou perderá, ou, então, rende-se ao líder, e, assim, associa-se à luminosidade da história, que é o que todas as burocracias devem fazer.

Obama tem as características psicológicas para ser um líder emergente Americano e Mundial, pela sua superior capacidade verbal, empatia e emotividade, por isto, conseguiu vencer, e se quiser poderá ajudar a mudar o Mundo, até os vira-casacas (a) que o atacavam, os neo-liberais e os neo-conservadores já o veneram, para lhe oferecerem cicuta, entre outros, temos o Sr. .Barroso, e essas figuras de comentadores menores, do Director do Público e do Sr. Delgado, ambos, defensores das loucuras de Bush até ao limite do psicologicamente normal.

Estes e os demais Órfãos jogam, agora, com o julgamento da história para daqui a trinta anos, ora, se a história evoluir no sentido certo, Bush, como, um dia, disse Mário Soares, será recordado como um fascista da mesma estirpe de Hitler. Que grande honra?

Com Obama caíu uma página negra da história da América e do Mundo, seria importante que nascesse o dia inteiro da justiça e do respeito pelos direitos humanos e pela reforma da ONU.

Também nos EUA, como em PORTUGAL, os abutres podem perverter todas as esperanças e tornarem mais negra a história da exploração e da injustiça, já de si, tão negra e dolorosa.


andrade da silva
PS: Falarei da desesperança portuguesa, fazendo eco das palavras de Cravinho.
(a) corrigido por erro na selecção do texto para edição.

7 comentários:

Anónimo disse...

Para já, o momento é histórico, deixemos passar o tempo, só depois vêm as conclusões ou divagações.
Será que ele "still have a dream"?
Isso não sabemos, agora a história de Cuba e do Dollar (comment anónimo das 10:19PM)...
Os EUA funcionam com o seu metabolismo estagnado e com a mesma imagem artificial, desde há muitos "Presidentes".
Observemos as poucas diferenças que poderão surgir e aí sim, cairemos na realidade do sonho condicionado, que os perfeitos mitologistas e visionários que somos, podem interpretar, no dia D da substituição dos caracteres inibidos que continuam a prometer isto e aquilo (wait and see).
Abraço,

Pierrot le fou

Anónimo disse...

Caro amigo,
acaba de ilustrar que não conhece Obama e no entanto atribui-lhe todas essas propriedades miraculosas,mais próprias de um elixir tipo banha-da-cobra.
Notável!
Parabens,bela retórica!
Muito embora se tivesse um pouco de realismo também não ficasse mal...

andrade da silva disse...

Caros Amigos
Desde há muito que falo de Obama, sempre no mesmo registo, nunca cantei nenhuma Hossana a Obama, até admito que com ele podemos cair no Inferno, disse que a deficiência na visão estaria no facto de não se ver que ele tem todas as qualidades estudadas a nível psicossocial para ser um líder politico, social e espiritual do mundo para conduzir o mundo para o "CÉU" ou para o "INFERNO".

Também do meu texto ressalta mais a dúvida do que a certeza, o que ele quer, o que realmente pensa, o que realmente pode, provavelmente a AMÉRICA É AMÉRICA, mas por ter sido sempre assim não quero dizer que seja sempre assim, portanto quem não quer que seja sempre assim deve aproveitar as oportunidades, também é certo que se diz que Obama está lá porque tem o aval claro e total do grupo de Bildberg, Banco mundial etc, será?

Estou de acordo em olharmos para as diferenças e foi só estas que registei, quando me referi no que pode Obama.

De qualquer modo em outro texto que já escrevi sobre o triângulo da decisão de Obama, afirmei que o mais provável era ele continuar a política do Império, o que continuo a pensar, mas podemos e devemos fazer o que podemos para que não seja assim, e é isso que procuro fazer ,estarei errado?

Quanto ao que é Obama, ele já é um "MESSIAS" ao nível da sua externalidade, a CS já fez dele um super-herói, e é desta realidade que falo, o que Obama é, não sei, como digo sei do que fala, nem sei com que sinceridade fala. Logo pessoalmente só tenho dúvidas que estão bem expressas, mas que um HOMEM PODE MUITO SE QUISER, acredito nisso,

abraço

asilva

Anónimo disse...

Caro Andrade sa Silva,

Comungo consigo da esperança Obama, não vai daí mal nenhum ao mundo !!
Mas,....é sabido que o Pentágono tem um esquema delineado e preconcebido a que nenhum presidente foge !!! por outro lado já deu um péssimo sinal ao afrontar Hugo Chavez ao chamar-lhe terrorista,..o que pressupõe a mesma linha política em relação à AL.

A sua multi milionária campanha também chama a atenção, sinal claro que os grupos de dominação retritos tipo Iluminati estão no terreno e vão cobrar na altura devida !!

Um abraço!

andrade da silva disse...

Seria bom verificar que a minha análise para o bem e para o mal sobre Obama é mais psicossocial do que politica, e sendo professor de liderança há bastantes anos e psicólogo de selecção de lideres militares há duas décadas, chamei a contínuo a chamar a atenção para o facto que em potencial, que só se torna em efectiva capacidade depois de realizado, OBAMA tem os pré-requisitos do que, a este nível, é tido como os de um lider-emergente para ter sucesso em situações de crise,sobretudo nestas, mas nada disto garante qual será a direcção da liderança que pode ser tanto a liberdade,como o aumento da sua privação, e neste caso o perigo é maior, porque será mais aceite.

abraço
asilva

Anónimo disse...

oi bom dia

perguntar serve para esclarecer quem pergunta e quem tinha vontade de perguntar e não o faz, por várias razões
livre quem pergunta livre quem responde

Careca

andrade da silva disse...

Caros amigos

Ainda a QUESTÃO do COMENTADORES VESGOS

Para mim liberdade é concordar e discordar, louvar e criticar,por vezes com alguma dureza, neste contexto ainda gostaria de acrescentar que não considero COMENTADORES VESGOS os que acham que Obama vai continuar o Império,isso também defendo que será o mais provável,mas sim os que sempre defenderam Bush, e hoje veneram cinicamente Obama. Vesgos chamo aos vira-casacas e nunca a ninguém que vê outras realidade sejam idênticas ou diversas da minha.
abraço
asilva