domingo, 5 de outubro de 2008

IMORALIDADE PORQUINA: OS VILÕES ABSOLVEM-SE, OS ENGARROTADOS APLAUDEM.


Como nos tempos da Inquisição, como nas masmorras da tortura e da ignorância escrava, os mártires na vã esperança de porem termo a um sofrimento inaceitável beijam as mãos e os pés dos vilões e seres malditos dos infernos que lhes sugam todo o sangue e dignidade.

Neste momento, atónitos e em pânico, os desgraçados aplaudem a bóia de salvação da administração Bush, porque a recessão económica seria um desastre incalculável, que, por ora, somente fica adiado, até à próxima crise do Império e da Civilização, sua Primogénita Criação.

O desgoverno do neo-liberalismo fará com que cada cidadão americano contribua com 2300 euros para salvar a crise do “subprime”, ou seja, o regabofe dos banqueiros sem escrúpulos que sacaram todo o dinheiro dos bancos em negócios especulativos, ordenados de príncipes dos administradores e gestores, com indemnizações inimagináveis aos que depois de sacarem o deles, partiram para outras, como também, entre nós, tem acontecido.

Será que o nosso país, Portugal, já esqueceu o escândalo do BCP e as pensões de 30.000 mil euros/mês que um dos seus quadros levou, para além da choruda indemnização?

Depois de todo este desavergonhado, imoral e ignóbil assalto à riqueza de todos, não à mão armada, mas, pelo contrário, com códigos de justiça na mão que esta classe de capitalistas selvagens produziu, estes mesmos réus vêm, em primeiro lugar, recompensar o crime, a fraude, a má gestão indo ao bolso de cada contribuinte através do erário público, mas também através da inflação, como refere Kenneth Rogoff ( Prof. De economia em Harvard) para evitar a REVOLUÇÃO, e para que tudo fique na mesma.

Mas, aqui, em Portugal, como é possível, o País, poder ouvir, o Sr. Constâncio, a dizer o quer que seja sobre esta crise, se o Banco de Portugal não preveniu os erros graves do BCP, e ainda não agiu contra os prevaricadores?

Mas, como é possível, este País e este povo, ouvirem, o Sr. Carlos Tavares, dizer agora que os prémios aos gestores tiveram um efeito perverso, quando nada alteram, e mandaram calar o povo e os que, em tempo oportuno, denunciaram essa ignomínia, e que esse acto miserável tinha, e tem, só como objectivo tornar riquíssimos os amigos e empobrecer os países e a classe média, e tornar o salariato num grupo de miseráveis, isto é, tinha e tem como objectivo a CHINESIZAÇÃO OU INDIANIZAÇÃO DA EUROPA E DO PAÍS, o que há meses venho denunciando, no DESERTO DOS TEMPOS E DOS ESPAÇOS, MAS SOBRETUDO DAS CONSCIÊNCIAS?

Mas como é possível, este País, ouvir, o Sr. Presidente do Tribunal de Contas, dizer que tem de se evitar as derrapagens nas obras públicas, quando o que há a fazer, é proceder a uma investigação judicial e técnica adequadas, punindo com eficácia os infractores que fazem destas engenharias financeiras – que pomposo nome para tamanha m… - um jogo estratégico ou táctico para obtenção de favores particulares ou políticos?

Mas, como é, ainda possível, que alguém de bom senso aplauda o agravamento das penas dos crimes económicos, apesar de ser tão tardia esta medida, quando a questão é que ESSES SENHORES NUNCA SÃO JULGADOS E MUITO MENOS PRESOS?

Será que os jornalistas desconhecem, como parece acontecer com o director do Global, que praticamente só Vale de Azevedo foi preso, mas que, mesmo assim, estando acusado de muitos crimes, foi-lhe autorizado passear até Inglaterra, onde, ficou. Será que são tão amnésicos, e que não sabem ler minimamente os sinais da realidade social?

Ignominia, Escândalo. Imoralidade, Vergonha, Fascismo pós-moderno, fascismo dos camisas brancas, parecem ser termos bondosos para DESCREVER UMA DAS MAIS VERGONHOSAS PÁGINAS DA HISTÓRIA DA DEMOCRACIA QUE ESTÁ A ACONTECER, SOB O OLHAR ALIENADO DA MAIORIA DOS CIDADÃOS QUE SE SUBMETEM, SEM HONRA E SEM GLÓRIA, ÀS NOVAS CÂMARAS DE GÁS QUE LHE IMPÕE, COMO OS JUDEUS NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO NAZIS.

MAS SERÁ QUE NUNCA SE APRENDE NADA?

MAS SERÁ QUE JÁ NÃO HÁ MESMO HONRA?....

Seja como for, todos estes sinais indiciam o fim de uma civilização. A nossa com os seus modelos vilipendiados está moribunda. CONSTRUAMOS O FUTURO, SENÃO OUTROS O FARÃO POR NÓS, e ISSO PODE SER TRÁGICO E DRAMÁTICO, SEM RETORNO, UMA TRAGÉDIA QUASE- ETERNA.

REPUBLICAMOS! A REPÚBLICA PORTUGUESA ESTÁ ENFERMA. NÃO A DEIXEMOS MORRER. A REPÚBLICA PRECISA VIVER NA FRATERNIDADE, NA LIBERDADE, NA IGUALDADE DE DIREITOS E DEVERES.

PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL, PORQUE SE DORME TANTO O SONO DOS JUSTOS NESTA TERRA DE SANTA MARIA!?.....

………….
5 Out. 1910 - 5 Out. 2008

NESTE DIA 5 DE Outubro de 2008, ano 98º da REPÚBLICA, ESRGO A MINHA TAÇA DE HONRA, EM MEMÓRIA DO HERÓI DA ROTUNDA, TENENTE MACHADO DOS SANTOS, E DE TODOS OS TENENTES DE TODAS AS REVOLUÇÕES, DE UM MODO PARTICULAR, DA MUI NOBRE E HONROSA DO 25 DE ABRIL DE 1974.

ERGO-A, AINDA, EM HONRA DE TODOS OS MILICIANOS OFICIAIS, SARGENTOS E SOLDADOS DO 25 DE Abril 74, NA PESSOA, DO, ENTÃO, ALF MIL. FIRMINNO MENDES QUE SE APRESENTAVA, COMO MENDES NA DEMOCRACIA E MENTES NO FASCISMO; E DE TODO O POVO PORTUGUÊS QUE SAÍU ÀS RUAS PARA MUDAR A VIDA A PORTUGAL, E FOI TRAÍDO. MAS HÁ SEMPRE ALGUÉM QUE RESISTE.

PORTUGAL, OS PORTUGUESES E A REPÚBLICA SE REERGUERÃO E VENCERÃO AS BRUMAS.


andrade da silva 5 Outubro 2008, Ano 98 da República

4 comentários:

Luís Alves de Fraga disse...

Em Portugal estão a repetir-se os mesmos erros cometidos durante a 1.ª República (com as nuances próprias do tempo que passou) e, para o quadro estar mais completo, até temos uma crise financeira semelhante à do final dos anos 20.
Não quero ser profeta de desgraças, mas, sem se repetir a História, podemos estar a caminhar para soluções que nos não vão agradar a nós que fizemos o 25 de Abril.
Um abraço

andrade da silva disse...

Caro Camarada

Preocupa-me muito a situação que refere. Os sinais de decadência da nossa civilização e sociedade são tão evidentes, graves e mesmo de piggy's de pocilga que, penso, que podem desenhar-se no futuro soluções políticas que nos afastem decisivamente da liberdade, e nos conduzam a um fascismo que chamo pós- moderno, ou dos camisas-brancas ,em que diferentemente do fascismo de Mussolini, Hitler, Salazar e Franco, os opositores não serão eliminados por policias governamentais, mas mais através de um processo sofisticado de disseminação da violência difusa por todo o tecido social em que a parte mais de pocilga caberá a gangs mais ou menos impunes, e a lutas fratricidas entre irmãos de sangue ou de afinidade quando os interesses egoístas estiverem em causa.

Quais os sinais que podem ser sinal desta doença ? Entre outros a suavização das penas e a diminuição da eficácia na investigação e da condenação dos réus dos crimes de colarinho branco, mas também de violência; e toda a imoralidade e programas de entretimento em que se aplaudem os crimes, apesar de serem publicamente confessados, mas não são perseguidos.

Resta ainda a profecia de Marcola, chefe de um gang, que segundo diz abrange 100 mil brasileiros dispostos a morrerem, e que serão os revolucionários do Futuro que conquistarão o poder. Ficções, delírios talvez sim, talvez não.

Seja o que for, parece que algo está para acontecer e face à robotização do homem, totalmente despido de si e de qualquer capacidade critica, o que aí vem, poderá ser algo que nada tem a ver com as aspirações de Abril de 74, e pode sacrificar a liberdade e a dignidade humanas.

Este perigo também parece-me muito forte, se nada, entretanto, se fizer, no sentido de impedir o avanço do fascismo dos camisas brancas.

Um abraço
asil

Jerónimo Sardinha disse...

Caros Companheiros, autor e comentador,
Lendo as vossas palavras, de saber feitas, interpretando as vossas angústias e receios, como se poderá sentir um "velho" resistente ao sistema derrubado em 25 de Abril de 1974, entrado de corpo e alma, crédulo e esperançoso, num porvir que se anunciava ?
Como se poderá sentir um português, que tem lutado ao longo de 34 anos para que se mude de pensamento, se obriguem os políticos, agora eleitos, mas que se comportam com maior desvergonha, insensatez, e oportunismo que os de anteriormente, a ser mais responsáveis, transparentes, a governar para o País e Povo que os elege e acolhe ?
O ilustre amigo Alves de Fraga, reitera e agrava o pensamento expresso por Andrade da Silva.
E tem razão.
Muitas vezes e em várias circunstâncias, públicas e privadas, tenho feito chamado a esse mesmo pensamento. Estamos a caminhar paulatina e inexoravelmente para uma situação idêntica ao que existia até 1974. Com uma agravante muito séria. A direita, os fascismos, o próprio nazismo, não estão mortos nem adormecidos. Esperam com placidez, pois sabem que em democracia, os povos tendem ao laxismo, pessoal e social. Descuram os mais elementares cuidados e deveres de CIDADANIA, permitindo a corrupção, o desleixo, deixando o caminho livre a todo o tipo de desigualdades, injustiças e iniquidades e permitindo assim, lentamente, a ascenção dos seus algozes.
Depois. Depois é tarde demais, novamente.
Julgo chegado o momento de se iniciar um forte movimento de cidadania. Este deve, ao contrário do que tem ocorrido, enquadrar num mesmo directório, cidadãos militares e civis. Desde 1974, que aqueles passaram a ser cidadãos fardados debaixo da mesma Constituição da República Portuguesa.
E não estou a inovar, nem a descobrir fórmula original. Já se fala e tenta nalguns foruns e blogs, embora ainda com carácter de espécie.
Avancemos para um ensaio sobre tal. Exercitemos a nossa LIBERDADE, mostrando aos esgotados partidos políticos que a sociedade tem mais e melhor para dar. E mais cabal resposta aos problemas nacionais, entre ele o social, de primordial importância.
Seremos poucos por agora ! Não importa. Desde sempre fui um solitário, desconfiado e atento a "cabeças politicamente correctas". E a experiência tem-me mostrado há exaustão que estou correcto.
Pensemos Portugal de modo diferente e global. Façamos dos nossos esforços a força da viragem.
E oxalá cheguemos a tempo de salvar o que ainda pode ser salvo.
Com os politicos que se planteiam na nossa "praça", esse tempo encurta a olhos vistos e aceleradamente.
Solidário, Amigo e Companheiro,
Jerónimo Sardinha.

andrade da silva disse...

Caro Jerónimo

Partilho da tua dor e também, como tenho dito, o neo e ultra- liberalismo são caminhos, ou melhor o mesmo caminho, para nos levarem àCHINESIZAÇÃO/INDIANIZAÇÂO da Europa com mais agravamento de Portugal, isto é, um estado formalmente democrático com 20,30,40 sei lá, quantos por cento de miseráveis e excluídos e uns 10% de magnatas.

Mas quem nos ouve, se gente que se diz da liberdade põe as novas bombas da Rádio Nascença, quando para a verdade impoluta sem peias alguém se ergue, apesar de posteriormente virem defender essas mesmas posições, como se fossem as suas de sempre. Troca Tintas.

Jerónimo

Partilho do teu apreço pelo cidadão impoluto e corajoso Alves de Fraga é uma honra ouvir as suas opiniões, que a saúde e a coragem nunca lhe faltem. Terá a amizade das gentes de Bem.

Quanto à tua e nossa dor de gente que lutou contra o fascismo, ontem escrevi, e ainda sobre papel a meu pensamento, depois de assistir às comemorações do 5 de Outubro entre veteranos da Causa da liberdade e procuro responder à ingrata pergunta, será que quem nunca viveu com privação da liberdade entende o que é isso de DITADUA, FASCISMO?

Logo que me seja possível editarei o texto, mas antes talvez fale da minha paixão por África.
asilva