domingo, 28 de setembro de 2008

IGNOMÍNIA, VERGONHA, IMORAL, INACEITÁVEL



Nada de novo no discurso do Sr. Bush. Nada que ele já não soubesse, e mais, não seja ele um dos principais responsáveis com todos os neo-conservadores e neo-liberias americanos e europeus pelo estado da economia mundial, bem como, pela falta de segurança internacional. Foram e são o carrascos da nossa harmonia e paz.

Quanto ao Sr. Bush a sua intervenção e as que se seguirão, são, como alguns previram, um modo de intervir na corrida presidencial, de forma a ajudar o seu candidato Mccain, comprometendo Obama numa politica económica e Mundial tudo idêntica à neo-liberal e neo-conservadora que está a dar cabo dos valores da nossa civilização com programas de TV dissolutos, corrupção generalizada, trabalho sem direitos, privatização dos Orçamentos de Estado para dar toda a seiva da Nação aos mais funestos e ignominiosos seres que alguma vez existiram sobre a terra.

Bush sabe que, eliminadas as diferenças e vinculando Obama a um programa neo-liberal e neo-conservador da economia americana e por arrastamento da Mundial, a investidura Presidencial torna-se mais favorável para o candidatado do partido republicano, que será sempre o que tem melhores condições para realizar aqueles programas.

Muito diferentemente do que acontece em Portugal que, depois do 1º ministro Cavaco da Silva, é o PS, quem melhor executa as politicas económicas e de supressão de direitos, para salvação dos empresários e banqueiros, ou seja, a meia dúzia de famílias que detêm a posse de todo o capital financeiro e industrial, exactamente as mesmas de antes do 25 de Abril.

Contrariamente ao que alguns dizem, acusando o 25 de Abril de ter dado cabo de toda a estrutura produtiva do país, e ser o responsável pela pobreza da nação, o que aconteceu foi o oposto, o 25 de Abril não destruiu quanto era preciso desmantelar a estrutura politica, económica e jurídica herdada do fascismo.

É exactamente pela recuperação do antigamente, a que o 25 de Novembro conduziu, que estamos na cauda da Europa, com um desemprego estrutural sem solução. Infelizmente os trabalhadores que perdem os empregos aos 40 anos de idade, não têm competências profissionais adequadas à revolução cibernética em curso, desde os anos 60.

Em Portugal, como no Mundo é patético, um verdadeiro espectáculo do circo do grotesco, ver os coveiros dos destinos dos povos, os Sr. Bush, Sr. Cavaco, Sr. Durão Barroso, Sr. Lula da Silva, Sr. Sócrates, Sr. Sarcozy a pedirem cândida, angélica e, quase, languidamente compreensão para o desastre mundial que provocaram, e de que são os principais réus.

Todo este desastre não é produto de um acidente, mas da regulação da economia que estes senhores fizeram, julgando que a esfera financeira era completamente independente da economia e que, portanto, poderia haver um enriquecimento ilimitado dos banqueiros e empresários.

Como não podia deixar de ser, e os críticos deste regabofe já tinham alertado a economia real disse-lhes que a verdade é outra, e, agora, querem estes senhores, por um acto de magia negra e imoral, surgirem como os salvadores. Váde retro Satanás. Ide morrer em praias distantes.

Seja como for, por artes do diabo, mas sobretudo pela criatividade manipuladora, e porque como diz aquele grande filósofo Novembrista e semi-democrata, o povo, ou seja, na sua opinião, o rebanho de escravos, segue os vencedores, e manda às urtigas uns Zés-ninguém arvorados em idealistas, Mccain ou Obama, um deles, será o Messias deste capitalismo, e, como sempre, os países pobres vão ficar mais miseráveis.

Será o Sul a pagar esta factura. Resta saber qual a terapia de choque, mas seja a realizada por Obama ou por Mccain vão ser tempos muito duros. As vítimas da primeira linha serão os países párias do, chamado, 3º mundo, mas logo de seguida, vêm os morenos da Europa, entre os quais, nós somos os mais morenos.

E aqui, as coisas começam a entrar-nos pela porta dentro, com os portugueses na sua maioria distraídos com programas televisivos dirigidos por viúvas-negras que se não matam, adormecem; com os governantes que não defendem o futuro, mas procuram proteger a todo o custo os sobrelucros dos seus amigos empresários e banqueiros e com a mais grave despreocupação em relação ao futuro da maioria dos portugueses. Com toda esta leviandade que futuro nos espera?

Nesta conjuntura é estranho que os neo-liberais do Pensar Portugal tenham desaparecido, e Marques Mendes venha propor mais privatização do Estado, quando esse modelo está em agonia no PAÍS-SOL do Capitalismo. Não seria melhor a Marques Mendes, se só sabe dizer pior do mesmo, manter-se calado, a gerir bem melhor do que fez no PSD a empresa do seu amigo?

É preciso com coragem, dignidade denunciar os responsáveis por este estado de coisas, que são os neo-liberais e neo-conservadores, e não permitir que no PS e no PSD neo-liberais, travestidos, agora, de salvadores venham com palavrinhas mansas e meia dúzia de euros, de que depois se pagará elevada taxa, sacrificando mais quem já não pode, enganar quem os deve julgar com rigor e não lhes confiar de novo o voto, não para evitarmos já, um beco sem saída, mas para não cairmos num abismo mortal.

Também os partidos de esquerda não podem só fazerem reivindicações de encantar ao povo, mas não exequíveis. É preciso criar alternativas à esquerda com os cidadãos responsáveis.

É preciso defender uma melhor distribuição da riqueza, mas é preciso ASSUMIR SEM MENTIRA QUE PORTUGAL ESTÁ A VIVER MUITO ACIMA DAS SUAS POSSES, COMO O ENDIVIDAMENTO DO RENDIMENTO DISPONÍVEL DAS FAMÍLIAS CONFIRMA.

UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE PORTUGIUESES, MESMO DOS QUE GANHAM 600 €, JULGA-SE COM DIREITO A ADQUIRIR TUDO, INCLUINDO O SUPÉRFLUO, EM QUE GASTAM MUITO, MUITO DINHEIRO.

OCULTAR ISTO É EXCESSIVAMENTE PERIGOSO, E ACARRETARÁ FALÊNCIAS OU MAIS TAXAS BANCÁRIAS SOBRE QUEM CUMPRE PARA COBRIR O CRÉDITO MAL PARADO.

TODOS OS PARTIDOS POR QUESTÕES ELEITORAIS ESTÃO A ESCONDER ESTA REALIDADE, MAS ELA AÍ ESTÁ, E VAI REBENTAR, SE O REINO DA MENTIRA NÃO FOR DESTRONADO, E ESTA É UMA MISSÃO DA CIDADANIA QUE RESIDE NOS CIDADÃOS, QUE DEVEM OBRIGAR OS PARTIDOS A SE ABRIREM À SOCIEDADE DIZENDO A VERDADE.

andrade da silva



PS: Bom Domingo. Está sol em Portugal, chora-se em África e em muitas outras terras miseráveis.




3 comentários:

Anónimo disse...

Meu prezado Andrade da Silva, aí está, no seu texto sob comentário, a nudez crua da verdade.
Sabemos que o Capital não tem pátria e a fome também não. E esta sentença mais uma vez se abate, demolidora, sobre a Humanidade. E esta a democracia que nos vendem os senhores que indicou e outros que omitiu... pois mencioná-los a todos seria um absurdo, evidentemente.
Será que ainda não é o tempo de se afirmar que o sistema capitalista só interessa aos capitalistas?
Será que ainda não é o tempo de ser a Humanidade a assumir as rédeas do Poder?
Todos sabemos os males de que padece a Humanidade, todos sabemos a causa desses males. Que falta, então?
Abraço.
José-Augusto de Carvalho

andrade da silva disse...

Caro Augusto

Como diz uma eminência parda do 25 Novembro, o povo segue os vencedores, resta saber se isto é verdade, se é sempre verdade e se só é algumas vezes verdades.

No caso daquela eminência tem sido verdade, é um pós-revolucionário proto-totalitário, como muitos outros, que faz fortuna vendendo verbo embrulhado em papel democrático.

Seja como for, se esta eminência, talvez vilão, tiver razão, resta saber, se a questão é ontológica, ou meramente conjuntural ou cultural.

Não sei bem o que seja, mas julgo que os traidores e vendilhões dos países e das suas gentes não têm razão, porque em 1383, 1910, 1974 o povo esteve na rua, e quis mudar a história, e no caso do 25 de Abril, porque estava lá, vi o povo na rua antes de se saber quem era o vencedor, e já agora, a talhe de foice, em 25, 26 de Novembro de 1975 um grande Alentejano anti-fascista dos 7 costados e lutador de várias batalhas quis que eu chefiasse um movimento pré-insurrecioanal, espontâneo, não enquadrado por nenhum partido e inclusive à margem das directivas de PCP de Évora que, segundo, um dos furriéis que trabalhava comigo terá decidido que a derrota do 25 de Novembro, era da esquerda militar, e que o PCP ficaria dentro das suas sedes.

Isto para dizer que havia povo que não queria seguir os tais vencedores no 25 de Novembro, e se não se avançou nesta frente em Évora deveu-se ao facto de nunca ter aceite assumir desempenhar papeis que sacrificassem as pessoas, nomeadamente o de distribuir armas, mesmo sob a ideia da legitima defesa.

Para quem não saiba, ou queira fazer-se de esquecido, o tenente/ capitão Andrade da Silva, logo a seguir ao PCP, era quem mobilizava mais gente, no Alentejo, incluindo muitos militantes do PS, como, aliás, ficou demonstrado na manifestação espontânea, não partidária, convocada para à frente do QG de Évora, em poucas horas 2,3, quando constou que o Sr. Brig. Pezarat queria mandar-me embora do que QG.

O que se passou nesse dia foi relatado pelo jornal o século. Foi muito claro que eu colaborei, talvez não o devendo fazer com o comandante da Região, para pedir às pessoas que desmobilizassem, quando de facto não devia ter sido eu, porque nunca pedi para sair de Évora.

Só que se outro fosse falar às pessoas que não fosse eu, as coisas podiam ficar quentes. É interessante, falei ninguém me agradeceu e, pelo contrário, após o 25 de Novembro deram-me alguns minutos para arrumar as minhas coisas e vir para Lisboa com um antigo amigo do meu pai, o ten-cor, madeirense, Ramos.

Para cumprir esta ordem de expulsão, em tempo, foi ajudado por dois grandes camaradas o saudoso Maj comando Gil e o ten-cor Art. Abreu.

Há muita história para contar. Espero que alguns destes factos possam, de algum modo, aparecer em testemunhos ou memórias dos próprios, porque alguns dos que aqui refiro já partiram.

Porque acredito que o povo não consente tudo, por todo o tempo, grito, grito, e dá-me conforto saber que quando me foi possível chegar às pessoas, estas escutaram-me, compreenderam o que disse e quão genuíno era no que dizia.

Mudaram-se os tempos, e vejo que muitos com o poder de controlar, contra a vontade das pessoas, estou certo, porque quando nos encontramos sem os tais controlos, os tais olhos mágicos, elas são as mesmas, querem-me encerrado em cubo frio e alto, cercado de arma farpado minado.

Não sou dos que se rendem facilmente, mas…

Concordo que o mais responsável é o sistema capitalista, mas o grau de deboche que se atingiu, embora, o sistema o permita, tem a ver com as pessoas que cito e muitas centenas de outros. Só refiro os políticos, porque moralmente são os mais responsáveis, mas eles somente defendem os interesses dos banqueiros, isto é, os donos do capitalismo.

Abraço
asilva

Jerónimo Sardinha disse...

Caro Andrade da Silva,
O melhor comentário que a minha pouca arte poderia fazer ao teu vigoroso artigo, vais encontrá-lo nos dois artigos que se seguem no blog.
É muito preocupante o momento que vivemos e a exemplo de outros semelhantes, não tão recuados no tempo como nos parece, iremos de novo e com rudeza e crueldade pagar a ostentação ofensiva e o desbarato irresponsável destes privilegiados, ou apenas ladrões de sociedades e de povos.
Grande abraço,
Jerónimo Sardinha.