sábado, 20 de setembro de 2008

Desiludido, revoltado, magoado !



É com uma profunda mágoa, que publico a petição que se segue.
Foi-me enviada por um querido amigo, solicitando divulgação.
Após muitas horas de meditação, entendi que o assunto, a exemplo de outros, que ferem o mais profundo do nosso ser como e enquanto Povo, merecia publicidade alargada, com carácter de CIDADANIA, porque, para além de tudo o mais, ofende os mais elementares princípios da dignidade e da LIBERDADE.

Desde já dou conhecimento e testemunho, que farei, pessoalmente chegar o mesmo, acompanhado de missiva própria, aos:
- Presidente da Comissão Europeia. O mesmo, afirma-se internacionalmente como Português, seguidor dos valores de Abril, tendo até a honra de ter feito parte de movimentos contestatários académicos, no seu tempo de estudante, para além de ter sido Secretário de Estado e Ministro, com responsabilidades nas relações com os países envolvidos no presente problema e 1º. Ministro de Portugal;

- Ao Primeiro Ministro de Portugal, embora a sua sensibilidade não esteja vocacionada para estes e outros assuntos que envolvam a dignidade dos Portugueses;

- Ao Presidente da República, auto intitulado antigo combatente da guerra em referência (colonial), tendo até, em visita recente a um dos países ora em causa, tido honras de ilustre visitante amigo, após o passado já longinquo de militar colonial;

- À Associação 25 de Abril, da qual dois representantes e dirigentes efectuaram, há alguns meses, uma visita a um desses países, tendo sido recebidos com honras de antigos combatentes e ora grandes amigos, efectuando visitas a locais estratégicos do passado.

Ora, como nenhum destes indivíduos, pelo menos que seja do conhecimento público, abordou o problema em presença, fez qualquer demarche no sentido de ..., ou manifestou preocupação com o caso ou com os seres humanos, seus irmãos e compatriotas cuja dignidade se pretende resgatar, fazendo justiça, aqui fica a solicitação, com a promessa de que no próximo “post” irei abordar o assunto, de outro ângulo social.

Eis, pois, a petição:

PETIÇÃO PELO RESGATE, PARA PORTUGAL, DOS MILITARES MORTOS NA GUERRA DO ULTRAMAR / GUERRA COLONIAL

Caros amigos,

Ex-Combatentes,

Militares no activo e na reserva,

Cidadãos,


Pedimos-lhes o favor de nos dispensarem uns momentos e, se concordarem com o nosso apêlo, assinar a presente petição.

Não concordando, pedimos-lhe apenas o favor de a reencaminhar esta mensagem para os seus contactos. Mas, por favor não deixe de colaborar. Não a deixe parar.

Juntamos a seguinte documentação que o esclarecerá, devidamente sobre o que pretendemos:

Anexo 1. Nota explicativa
Anexos 2 e 3. Situação em que se encontram os Cemitérios/Campas em África, Guiné, Angola e Moçambique
Anexo 3. O que pretendemos: Trazer os restos mortais, destes militares, homenageá-los, levá-los para as suas terras, entregá-los aos familiares e amigos, para que finalmente, REPOUSEM EM PAZ.

Pelo Movimento Cívico de Antigos Combatentes,
José Nascimento Rodrigues
Ex-Combatente
1º. Cabo Pára-Quedista 27/69

Para subscrever, basta clicar no endereço abaixo.

http://www.PetitionOnline.com/mcac/petition.html
Jerónimo Sardinha
20Setembro08

2 comentários:

andrade da silva disse...

UNS VÊM E OUTROS FICAM PARA TRÁS

Caro Jerónimo

Ainda bem que trouxestes este assunto ao blogue, porque
julgo que também é importante referir que há pouco tempo esteve uma comissão na guiné, segundo me disseram chefiada pelo maj. Gen. Reis BorgeS para trasladar corpos de antigos para-quedistas deixando para trás talvez no mesmo lugar os corpos dos militares que mais desarmados, pior alimentados e treinados fizeram a guerra e porque andaram por caminhos de minas por lá, mais ficaram.

Julgo que este facto torna mais gritante esta necessidade, não devendo mesmo deixar de se ponderar a subscrição Nacional, desafio maior que a Liga dos Antigos Combatentes e a A25A poderiam levar a cabo com o indespensável apoio do Ministério da Defesa.

CARO CAMARADA Cor. Fraga

Talvez possa fazer um alerta mais geral e mais ouvido no seu blogue sobre este assunto. Deixo a sugestão.

Abraço

asilva

Ana Daya disse...

Nunca me passou pela cabeca que se tivesse que fazer uma peticao on line por um motivo destes...

Espero sinceramente que tenha sucesso!

AnaRute