quarta-feira, 10 de setembro de 2008

COMEÇO A FICAR PREOCUPADO !


Esta nossa espécie de democracia, tende desde há uns anos a apresentar uns tiques personalistas muito esquisitos e preocupantes.

Já é a terceira vez, num espaço de cerca de três meses, que, na comunicação social que temos, ouço falar no Senhor Presidente do Concelho.
Ora, tinha eu a impressão, de que tal figura havia sido banida do vocabulário político, em Abril de 1974. Teria sido substituída pelo termo correcto, de Primeiro Ministro. Quer dizer, cidadão indigitado pelo Senhor Presidente da República (que temos), para formar governo, após eleições e ouvido o Partido/s ganhador/es.
Assim, ou aquilo a que chamam jornalistas, para justificar os elevados ganhos mensais e assegurar o lugar se entretém, profissionalmente, a dar sebo ao “homem”, seja ele qual for, ou, o saudosismo está mais latente do que parecia.
Esquisita democracia !

Outra preocupação que me assalta nos últimos 3 anos, é o trabalho político/infantil. Começou por habitar em S. Bento, um “menino guerreiro”, para nos últimos tempos ser lá morador um “menino de ouro”. Ou o trabalho infantil está realmente descontrolado em Portugal, ou saltámos de um extremo para o outro. Deixámos o “velho botas” e adoptámos os infantes, ou merecíamos melhor sorte com o que nos põem nas listas eleitorais. Era tempo de crescermos e saber decidir em tempo oportuno. Antes que deixe de haver tempo, de “Novo”.
Esquisita democracia !

Ouço, desde há alguns meses a esta parte, um determinado tipo, político profissional, “dono” de um dos partidos que nós sustentamos (e como), uivar espumante, que terá de ser revisto em sede de Parlamento, o Rendimento Mínimo Garantido. Está a levar o País há ruína e é um peso descomunal no Orçamento de Estado. Até estou de acordo, que o tal Rendimento não estará a ser coerente e justamente aplicado e distribuído. Tenho conhecimento pessoal de alguns arrepios. Mas já era tempo de alguém explicar ao energúmeno que só desde Janeiro do corrente ano, foram atribuídas, pelos menos, 277 pensões de reforma milionárias, algumas das quais, só se conhece o número (de euros), ficando o ilustre agraciado no anonimato informativo.
Esquisita democracia !

Para finalizar, por agora, espanto-me há poucos minutos, com uma intervenção de alguém, com responsabilidades no Partido Tutela, no já citado Parlamento e na Governança deste País, em que admoesta o Senhor Presidente da República (que temos), porque será ele o culpado das acções das polícias e da segurança dos cidadãos (que somos todos) ser tão dúbia, precária e deficiente, pois não aprovou as leis que o tal partido lhe pespegou nos queixos para despacho. É ainda, este Senhor, espécie de “força de bloqueio” à eficácia e boa governação do tal referido partido. E o Senhor, cala-se ou aguarda oportunidade para se vir lamuriar publicamente, na TV.
Esquisita democracia.
Execrável forma de democracia.
Jerónimo Sardinha
10Setembro08

3 comentários:

andrade da silva disse...

CARO JERÓNIMO

Muito mais que esquesita esta Democracia é imoral. Vou procurar fazer essa demonstração num dos próximos textos em que vou abordar o problema da pobreza.

Também sobre os subsidios vou falar num texto em que pergunto se os economistas deste país viraram meterologistas que têm a desfaçatez de dizerem que vai chover, quando está um sol de rachar ou ao contrário. De facto essa gente não sabe que o país é dependente dos subsidios, mas se não fossem os subsidios de doença, desemprego, velhice, ás pescas, a isto e àquele outro e tambémm o rendimento minimo garantido a economia falia, o sr. Belmiro de Azevedo teria de emigrar etc. etc. ,mas que raio de economistas tem Portugal?

abraço
asilva

Ps:No próximo texto vou falar da Bondade que é ontologica.

Luís Alves de Fraga disse...

Realmente, caro amigo, estou consigo... Estranha e esquisita democracia esta que estamos a viver!

Anónimo disse...

É evidente a degradação desta «democracia».
Afinal, são estes os direitos humanos que temos e infelizmente merecemos.
José-Augusto de Carvalho