terça-feira, 26 de agosto de 2008

13 - REFLEXÕES DE G.F. * O mocho

Naquela noite, o mocho não piou no meu quintal, como era de costume, à hora certa do meu adormecer.

Nada entendo do código das aves nem soube ainda por que diz o povo que o mocho em seu piar nos traz agoiro.


Apenas sei que aquela noite antiga era uma noite igual a todas as demais de primavera.


Cansado, adormeci, sem me ocorrer sequer conjecturar sobre o porquê da ausência do mensageiro alado de desgraças e meu nocturno e velho companheiro das minhas noites fartas de cansaço.


Acordei ao som do meu despertador. Um pouco quase nada antes da sete. O rádio, à cabeceira, dava a notícia:

«Aqui, Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas...»



Do meu quintal chegava o pipilar vestido de ternura das aves que saudavam a manhã.


E, nesse instante, dei comigo a perguntar-me:

«Por que motivo não teria vindo o mocho, ontem, à hora do meu adormecer?»

25 de Agosto de 2008.
Gabriel de Fochem

2 comentários:

andrade da silva disse...

AQUI POSTO DE COMANDO DO MOVIMENTO DAS FORÇAS ARMADAS:

MILITARES DE ABRIL, POVO DE ABRIL, O QUE FIZERAM DE VOCÊS TODOS? SOIS ESCRAVOS DE NOVO? ESTAIS MORTOS? JÁ VOS COMPRARAM COM 20 EUROS, MENOS DE 30 MOEDAS? QUAL A VOSSA GUARITA?

A DO GRANDE FARIA PAULINO É SOB A BANDEIRA DO MAIOR DEMOCRATA DE PORTUGAL, O D. ALBERTO JOÃO, SENHOR DA MADEIRA,PORTO SANTO E SELVAGENS. E VÓS OUTROS?

PUM...PUM... PUM ...POSTO AVANÇADO DA DEMOCRACIA AO AR....SÓ RESTA A IMAGEM E O SONHO DE OUTROS TEMPOS. AGORA SÓ HÁ O CORTEJO DOS VENDIDOS E DOS CÚMPLICES.

MUITOS DELES, ONTEM, TRAÍRAM O POVO, HOJE, NO DESERTO ESSE MESMO POVO LHES DÁ GUARIDA.

PERDERÃO UMA VEZ MAIS, PORQUE OS VIRA-CASACAS O QUE MAIS SABEM É VENDER A ALMA AOS CIFRÕES. A VIDA DE REMEDIADO É MUITO DIFÍCIL.

GRANDE ABRAÇO AUGUSTO RECORDAREMOS E MUITOS MAIS LUTARÃO POR ABRIL CHEGUE O GRITO CERTO, E NA HORA EXACTA PORTUGAL SERÁ PORTUGAL-ABRIL E NÃO O PORTUGAL-ESCRAVO QUE TANTO HUMBERTO DELGADO DENUNCIOU, ATÉ QUE O CALARAM.

andrade da silva

Jerónimo Sardinha disse...

Meus bons Amigos.
Eu perguntaria antes, o que fizemos de Abril, ou o que temos indo permitindo, que façam de Abril ... e de nós.
Este nós, lógico, não é generalizado. Muitos se sentem bem. Nunca se sentiram melhor. Ou melhor ! Nunca pensaram sentir-se "tão melhor" !
Par onde foi Abril ?
Para onde foi o Povo de Abril ?
Não o que não o fez e faz feriado para ir para a praia ... O outro, o que realmente quiz, fez e sentiu Abril ?
Velhos ? Alquebrados ? Amesquinhados ? Destruidos ?
NÃO !!!
Ainda estamos vivos. Ainda podemos ter Abril. Unamo-nos. Voltemos a correr riscos. A Afrontar "status quo's".
Indignemo-nos. Indignemo-nos com a fome. Com a miséria, material e MORAL. Com o que os estabelecidos fazem e querem fazer desta sociedade. Deste País, deste POVO.
O "Posto de Comando" é um bafiento "museu".
Ergamos e defendamos um "QUARTEL GENERAL".
Se o não fizermos, nós, os que deixámos a pele do outro lado, vamos ter de de nos ajoelhar perante um novo 28 de Maio. E ele está perto. Há muito que se anúncia. Já se criam as suas bases, alicerçadas nas bases ditas "democráticas".

Vocês inquietam-me. Eu dormia mansamente na calmaria socrático/cavaquista. Nesta deliciosa quietude. Na tranquilidade desta democracia, que eu não quiz, com que eu não pactuei, nunca, com que eu não colaborei, nem colaboro.

NÃO POSSO ! SOU UM HOMEM LIVRE ! SOU UM DEMOCRATA ! TENHO PENSAMENTO ! E, ACIMA DE TUDO TENHO UM SONHO.
Ainda tenho um sonho.
Um grande abraço aos dois, seus desencaminhadores de homens gastos.

Jerónimo Sardinha.